Calor escaldante causa mortes e leva centenas a hospitais no Japão

Apenas nesta segunda-feira, 3 pessoas morreram e mais de 800 foram levadas a hospitais em todo o Japão.

Do Mundo-Nipo

A onda de forte calor que atinge atualmente o Japão deixou 3 mortos e levou mais de 800 pessoas aos hospitais apenas nesta segunda-feira (13), 6 delas em estado crítico, informou a emissora pública ‘NHK’, citando registros de Departamentos de Polícia e de Corpo de Bombeiros de todo os país.

Segundo os números divulgados pela NHK, que contatou os órgãos responsáveis em todo o país, pelo menos 872 pessoas foram levadas aos hospitais com sintomas de desidratação somente nesta segunda-feira, a maioria desidrata. Do total de hospitalizados, três morreram e seis encontram-se inconscientes, em estado crítico – o registro se deu até as 20h locais.

O número de hoje é mais elevado que o registrado no domingo (12), quando 769 pessoas foram hospitalizadas até as 20h. No sábado (11), o número de pacientes ficou em cerca de 600, com registro também até as 20h. Com isso, o número de hospitalizados ultrapassou de 2,2 mil em apenas três dias, conforme noticiou a ‘NHK’.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) informou que esse “calor escaldante” é conseqüência de uma frente de alta pressão, que elevou as temperaturas em praticamente todo o país ao longo dos últimos dias, principalmente na região norte e central do arquipélago japonês.

De acordo com o boletim mais recente da JMA, a temperatura ultrapassou os 35ºC em mais de 120 pontos de observação de um total de 928 em todo o país. Mais da metade destes pontos registrou temperatura acima de 30ºC. A mais alta, de 38,5ºC, foi registrada na cidade de Joetsu, na província de Niigata, região central do Japão.

Mediante a isso, a Agência emitiu alertas, solicitando à população ingerir água e outros tipos de líquidos não alcoólicos, como suco de frutas, várias vezes ao dia, bem como evitar exposição ao sol. A previsão para terça-feira é de mais um dia de temperaturas elevadas, principalmente no nordeste e oeste do Japão.

A Agência também alertou sobre o tufão número 9 que está se aproximando de Kyushu e das ilhas Amami (Okinawa) pelo Mar da China Oriental, com chuvas fortes de até 50ml por hora. O tufão também está se dirigindo em direção norte e provavelmente atingirá o país em meados da próxima semana, de acordo com a JMA.

*Veja como está o Tempo no Brasil e no Japão neste momento, bem como a previsão do tempo para toda a semana.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do 2º dia do Torneio de Sumô de Nagoya 2015

Next Article

‘Japão deve manter remorsos pelo passado militarista’, diz Hayao Miyazaki

Related Posts