Meteorologia Notícias

Terremoto de 5,5 graus abala províncias no nordeste e leste do Japão

Imagem: Mundo-Nipo

O epicentro ocorreu no litoral perto da usina de Fukushima, mas foi sentido em 17 das 47 províncias do Japão.

Um terremoto de magnitude 5,5 na escala Richter foi registrado nesta quarta-feira (21) na costa da província de Fukushima, o que abalou várias províncias nas regiões nordeste e leste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 15h08 locais (4h08 no horário de Brasília), com epicentro registrado a cerca de 30 quilômetros de profundidade em frente ao litoral da província de Fukushima. A agência destacou que o tremor foi sentido em 17 das 47 províncias do Japão.

As províncias de Fukushima (nordeste), Miyagi (nordeste), Tochigi (Leste) e Ibaraki (Leste) fora as mais afetadas, atingindo intensidade de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais graves causados pelo terremoto. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) nas duas regiões.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco, na sigla em inglês) informou que não detectou, por enquanto, nenhum problema nas duas usinas que opera em Fukushima, a danificada central atômica Fukushima Daiichi e o complexo nuclear denominado Fukushima Daiini.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Acesse o site oficial da JMA e veja quais foram as cidades mais atingidas pelo tremor.

Fontes: Agência Kyodo | Agência Meteorológica do Japão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários