Inflação ao consumidor no Japão tem a maior alta em 2 anos

Foi a maior alta do núcleo da inflação na comparação anual desde abril de 2015.
Loja de eletrodomesticos Toquio Foto AJW Images
Foto: Arquivo/AJW Images

Atualizado em 04/04/2017


O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão subiu em fevereiro e apresentou a maior alta na comparação anual em 2 anos, de acordo com o relatório preliminar divulgado na sexta-feira (31) pelo governo do país, indicando que a economia japonesa começa a dar sinais de impulso.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, subiu 0,2% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, maior alta do núcleo da inflação na comparação anual desde abril de 2015, de acordo com os números do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.

A leitura veio em linha com a previsão dos economistas para o segundo mês do ano. O índice situou-se em 99.6 contra a base de 100 estabelecida em 2010. Na comparação mensal, o CPI não apresentou alteração.

Em relação ao CPI que inclui todos os itens, o índice apresentou alta de 0,3% na base anual e recuo de 0,1% na comparação mensal, situando-se em 99.8 contra a base de 100.

Já o índice que exclui os preços voláteis tanto de alimentos como de energia, a medida preferida do Banco do Japão (BoJ, banco central japonês), cresceu 0,1% na base anual e ficou inalterado na variação mensal, situando-se em 100.3 contra a base de 100.

Quanto à área Metropolitana de Tóquio, o principal núcleo do CPI, que exclui apenas os preços voláteis dos alimentos frescos, apresentou queda tanto na base anual como mensal, de -0,4% e -0,1%, respectivamente. Os dados são preliminares e referentes ao mês de março, disponíveis um mês antes dos dados nacionais.

Os economistas veem os números de Tóquio como um indicador principal das tendências de preços em todo o país, já que é calculado um mês à frente.

Enquanto isso, dados separados mostraram que os gastos dos consumidores tiveram queda de 3,8% em fevereiro, na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se da 12ª queda mensal desse indicador.

Dirigentes do banco central e autoridades do governo dizem que o fim da espiral de preços e salários decrescentes é necessário para que a economia japonesa possa crescer com mais força.

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Total
0
Shares
Previous Article
Industria japonesa Foto Creative Commons 900x600 29 02 2016

Produção industrial do Japão tem alta acima do esperado em fevereiro

Next Article
Missil norte coreano imagem Edico de arte Mundo Nipo

Japão condena novo teste balístico da Coreia do Norte

Related Posts