Índice de emprego no Japão é o mais alto desde janeiro de 1974

Havia 155 vagas de empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho em outubro.
Trabalhadores no Japao Foto Japan Times Images 900x600 02 min
Foto: Japan Times

O número de postos de trabalho disponíveis no Japão se manteve em níveis recordes, subindo ainda amais em outubro e atingiu seu nível mais alto em quase 44 anos, enquanto o índice de desemprego se manteve em 2,8% em outubro, informou o governo do país em seu relatório revisado publicado nesta sexta-feira, indicando que o mercado de trabalho japonês continua apertado em meio à escassez de trabalhadores para uma grande oferta de trabalho.

A oferta de trabalho em relação à procura situando-se em 1,55 em outubro, ou seja, havia no país 155 vagas de empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no décimo mês de 2017, o que representa ainda mais que no mês anterior e o maior nível de oferta em relação à demanda desde janeiro de 1974, segundo números revisados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão.

A grande oferta de emprego  volta a pôr em destaque a rigidez do mercado de trabalho japonês e representa um impedimento para o crescimento da terceira maior economia do mundo, imersa num acelerado processo de envelhecimento demográfico.

Dados separados do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações mostrou que a taxa de desemprego situou-se em 2,8% em outubro na base anualizada, mesmo índice registrado nos quatro meses anteriores.

O número de desempregados em outubro ficou em 1,81 milhão, o que representa uma redução de 140 mil pessoas ou 7,2% menos que no mesmo mês de 2016.

Enquanto isso, o número de japoneses com trabalho chegou a 65,81 milhões, 610 mil ou 0,9% mais que em outubro do ano passado.

A pasta também publicou hoje o dado da despesa das famílias, que se manteve estável em relação a setembro, apesar dos aumentos dos salários e os esforços do governo por revitalizar o consumo doméstico, um pilar fundamental da economia japonesa.

Cada lar japonês com dois ou mais residentes gastou em média 282.872 ienes, o que representa praticamente a mesma cifre em termos reais que no mesmo mês do ano precedente.

Por outro lado, a renda média por lar aumentou 2,9% anualizada em outubro para 501.416 ienes.

Com Agência EFE Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Kenneth Franklin Shinzato preso em 2016 em Okinawa EPA 900x600 02 min

Japão condena ex-fuzileiro dos EUA à prisão perpétua por estupro e assassinato

Next Article
Imerador Akihito e Imperatriz Michiko Foto William Ng 900x600 02 min

Japão oficializa data de abdicação do imperador Akihito

Related Posts