Bolsa de Tóquio estende ganhos e fecha no maior nível desde abril de 2000

As negociações de hoje em Tóquio contou com um grande número de investidores estrangeiros.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (2), com o Nikkei estendendo os ganhos das últimas sessões e renovando máxima em 15 anos, em um dia que as negociações em Tóquio contou com um grande número de investidores estrangeiros em meio ao sentimento de otimismo levantado por especulações de que a demanda por fundos de pensão japonês continuará a apoiar o mercado de ações no país.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 28,94 pontos, alta de 0,15% ante o fechamento anterior, encerrando aos 18.826,88 pontos, seu maior nível desde meados de abril de 2000.

Na semana passada, o Nikkei acumulou ganhos de 2,5%, o maior desempenho semanal em um mês. Além disso, o índice japonês encerrou o mês de fevereiro com valorização de 6,36%, o maior ganho mensal desde novembro.

Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, teve avanço de 1,12 ponto, leve alta de 0,07% ante o fechamento de sexta-feira, encerrando o dia aos 1.524,97 pontos, seu melhor nível em mais de sete anos.

Com o resultado de hoje, a bolsa japonesa soma oito altas em nove sessões, uma sequência de ganhos não observada desde agosto do ano passado.

Na última quinta-feira, um fundo de pensão japonês conhecido como KKR informou que iria aumentar sua exposição a ações do país, de 8% para 25%, seguindo decisão semelhante anunciada pelo Fundo de Investimento de Pensões do Governo (GPIF, na sigla em inglês) em outubro. O KKR administra 7,6 trilhões de ienes em ativos e o GPIF, 120 trilhões de ienes.

“Investidores estrangeiros estão ativamente comprando ações japonesas na esteira do sentimento de otimismo em meio à especulações de que a compra de papeis do fundo de pensão continuará a apoiar o mercado acionário japonês” disse à Agência Kyodo um analista de uma grande corretora japonesa.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar recua 1% ante real, mas encerra fevereiro com alta de 6,19%

Next Article

Toyota pretende produzir 6 mil carros movidos a hidrogênio até 2017

Related Posts