Uísque Suntory é 15º no ranking de marcas de bebidas mais poderosas do mundo

No ranking geral de bebidas, Suntory Whisky ocupa a 15ª posição, mas pula para 7º lugar na lista de marca de uísques mais poderosas do mundo.

Do Mundo-Nipo

O uísque japonês Suntory Whisky’, foi classificado em 15º lugar no ranking que mostra quais são as marcas de bebidas alcoólicas mais poderosas do mundo. Compilado pela Intangible Business, em conjunto com a Drinks Power Brands, a edição 2015 do estudo “Power Brands” pesquisou mais de 10 mil marcas de bebidas.

Foram avaliados destilados (vodka, uísque, gim, tequila, licores, rum, conhaque, digestivos), vinhos e champanhes, enquanto a cervejas ficaram de fora.

Para criar o ranking Power Brands, um dos mais importantes do setor, foram usados vários critérios: fatia do mercado ocupado pela marca, crescimento projetado para os próximos anos, números de segmentos e mercados dominados pela marca, capacidade de aliar preço e qualidade, capacidade da marca de ser lembrada pelos consumidores, percepção e valores trazidos com a marca, histórico da marca.

Todos esses critérios foram analisados para se chegar ao “poder” da marca. Portanto, não é apenas uma questão de valor de marca ou de mercado.

No top 100, as marcas escocesas, americanas e francesas dominam a lista. Depois vêm marcas inglesas e italianas. O Brasil aparece uma única vez, na posição 51, com a Dreher.

A japonesa Suntory é uma única marca asiática no top 20, ocupando a 15ª posição. Mas quando considerado o poder da marca apenas na categoria uísque, Suntory Whisky pula para a 7ª colocação, ficando à frente de marcas escocesas famosas, como Dewar’s, Grant’s e J&B.

Confira abaixo as 20 marcas mais poderosas:

1. Johnnie Walker
País: Escócia
Tipo: uísque

2. Smirnoff
País: Rússia
Tipo: vodka

3. Bacardi
País: Cuba
Tipo: rum

4. Jack Daniel’s
País: EUA
Tipo: uísque

5. Hennessy
País: França
Tipo: conhaque

6. Captain Morgan
País: Porto Rico
Tipo: rum

7. Absolut
País: Suécia
Tipo: vodka

8. Martini
País: Itália
Tipo: vermouth

9. Chivas Regal
País: Escócia
Tipo: uísque

10. Jägermeister
País: Alemanha
Tipo: digestivo

11. Ballantine’s
País: Escócia
Tipo: uísque

12. Jim Beam
País: EUA
Tipo: uísque

13. Baileys
País: Irlanda
Tipo: licor

14. Jameson
País: Irlanda
Tipo: uísque

15. Suntory Whisky
País: Japão
Tipo: uísque

16. José Cuervo
País: México
Tipo: tequila

17. Dewar’s
País: Escócia
Tipo: uísque

18. Concha y Toro
País: Chile
Tipo: vinho

19. Moët & Chandon
País: França
Tipo: champanhe

20. Crown Royal
País: Canadá
Tipo: uísque

Sobre a Suntory Whisky
A história do uísque produzido no Japão começa em 1907, quando Shinjiro Torii, jovem empresário de Osaka, começou a produzir um tipo de vinho. Contam que ele armazenou álcool utilizado na produção dentro de um barril de vinho – e esqueceu.

Alguns anos depois ele descobrir o que era aquele líquido após prová-lo e acabou percebendo os efeitos do envelhecimento na bebida. Depois desse episódio, Torii propôs que sua empresa, agora chamada Kotobukiya, fabricasse uísque.

A diretoria foi contra, alegando ser impossível fabricar uísque de verdade fora da Escócia ou Irlanda, e que a construção de uma destilaria seria muito cara. Mesmo assim, Torii pesquisou um local no Japão que reunisse as melhores condições ambientais para a fabricação do whisky.

Em 1923, foi construída a destilaria Yamazaki nos arredores de Kyoto, cuja água pura foi considerada determinante para o êxito do projeto. Para completar, Torii contratou Masataka Taketsuru, especialista em whisky que estudara na Escócia. Em 1929, a empresa lançou o primeiro whisky fabricado no Japão – já sob o nome Suntory.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão quer investir em infraestrutura no Brasil

Next Article

Japão descarta logomarca recém-criada para Olimpíadas de 2020

Related Posts