Japão mudará símbolos complexos de mapas e placas de sinalização

Japão tem 90 pictogramas de sinalização que diferem do padrão internacional.
Pictogramas de sinalizacao no Japao Foto NHK
Pictogramas de sinalização no Japão (Foto: NHK)

O governo japonês anunciou que alguns símbolos complexos usados em mapas e placas de sinalização no país serão revisados. A ideia é colocar os pictogramas em conformidade com o padrão internacional e tornar o Japão mais acessível a turistas estrangeiros.

Membros de um painel do governo e de consultorias do setor privado estudaram 90 pictogramas existentes no Japão que são diferentes do padrão internacional.

Desse total, sete símbolos foram considerados complicados para o entendimento de visitantes estrangeiros. Mediante isso, os membros do painel sugeriram a revisão dos sete e pediu a mudança imediata de cinco, incluindo pictograma para estacionamento e de posto de primeiros socorros.

O painel afirmou que os outros dois símbolos, que representam banhos públicos de águas termais e postos de informações, ganharão novo design. Contudo, os pictogramas antigos não sairão de circulação e poderão ser usados em placas e mapas, mas desde que estejam em conjunto com os novos.

A revisão dos símbolos surge em meio a um crescente número de turistas estrangeiros no país, principalmente em Tóquio, à medida que se aproximam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a serem realizados em 2020 na capital japonesa.

O governo também tem se empenhado em facilitar os visitantes estrangeiros no uso de sinais em cruzamentos de ruas. Em dezembro passado, a polícia metropolitana de Tóquio iniciou a instalação de novas sinalizações multilíngues em cruzamentos de pedestres. O objetivo de é ajudar o movimento de estrangeiros na cidade.

Os textos das instruções dos sinais estão disponíveis na língua japonesa, inglesa, chinesa e coreana. Além disso, as novas sinalizações contam ainda com um sistema de código de barras, que pode ser lido por intermédio de um aplicativo para smartphones.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Maos algemadas Foto Shutterstock 9592853

PF prende em São Paulo outro brasileiro procurado por homicídio no Japão

Next Article
Fontes de energia renovavel Foto Stockvalt

Fontes renováveis representarão 90% da energia usada no Japão até 2050

Related Posts