Notícias

Japão mudará símbolos complexos de mapas e placas de sinalização

Pictogramas de sinalização no Japão (Foto: NHK)

Japão tem 90 pictogramas de sinalização que diferem do padrão internacional.

O governo japonês anunciou que alguns símbolos complexos usados em mapas e placas de sinalização no país serão revisados. A ideia é colocar os pictogramas em conformidade com o padrão internacional e tornar o Japão mais acessível a turistas estrangeiros.

Membros de um painel do governo e de consultorias do setor privado estudaram 90 pictogramas existentes no Japão que são diferentes do padrão internacional.

Desse total, sete símbolos foram considerados complicados para o entendimento de visitantes estrangeiros. Mediante isso, os membros do painel sugeriram a revisão dos sete e pediu a mudança imediata de cinco, incluindo pictograma para estacionamento e de posto de primeiros socorros.

O painel afirmou que os outros dois símbolos, que representam banhos públicos de águas termais e postos de informações, ganharão novo design. Contudo, os pictogramas antigos não sairão de circulação e poderão ser usados em placas e mapas, mas desde que estejam em conjunto com os novos.

A revisão dos símbolos surge em meio a um crescente número de turistas estrangeiros no país, principalmente em Tóquio, à medida que se aproximam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a serem realizados em 2020 na capital japonesa.

O governo também tem se empenhado em facilitar os visitantes estrangeiros no uso de sinais em cruzamentos de ruas. Em dezembro passado, a polícia metropolitana de Tóquio iniciou a instalação de novas sinalizações multilíngues em cruzamentos de pedestres. O objetivo de é ajudar o movimento de estrangeiros na cidade.

Os textos das instruções dos sinais estão disponíveis na língua japonesa, inglesa, chinesa e coreana. Além disso, as novas sinalizações contam ainda com um sistema de código de barras, que pode ser lido por intermédio de um aplicativo para smartphones.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News Japan.

Comentários