Operadora falida MtGox cria linha telefônica para atendimento aos credores

A operadora da moeda virtual bitcoin se declarou em concordata na última sexta-feira, amparada na lei japonesa de quebras.

Do Mundo-Nipo

A MtGox, operadora japonesa de intercâmbio da moeda virtual bitcoin, que se declarou em concordata na última sexta-feira, estabeleceu no Japão uma linha telefônica de assistência a seus credores, depois de perder milhares de bitcoins e outros fundos.

MtGox amparou-se na lei japonesa de quebras (Lei de Reabilitação Civil), após alegar que foi vítima de um roubo de 500 milhões de dólares em moeda virtual.

Segundo a operadora, a maior parte dos depósitos de bitcoins por parte de clientes da MtGox foi perdida depois que seu sistema de computador foi ilegalmente comprometido.

A MtGox deve realizar uma reunião com seus credores como parte do processo de proteção judicial. A companhia deve explicar a causa da falência e estabelecer políticas para o futuro.

Contudo, decidir o local e a ocasião das reuniões é uma questão difícil, já que 99% dos 127 mil credores de bitcoin e depósitos de dinheiro em espécie na MtGox vivem fora do Japão. O valor do patrimônio dos credores também está aberto a debate porque os preços do bitcoin flutuam.

O advogado da empresa explicou que desapareceram 750 mil bitcoins de seus clientes e outros 100 mil da própria empresa, informando que podem ter sido roubados por hackers.

No domingo (2), a rede de televisão pública NHK informou que a MtGox roubou cerca de 2,8 bilhões de ienes em espécie (cerca de 20 milhões de euros), embora não tenha dado detalhes sobre as circunstâncias.

MtGox, um dos operadores de câmbio de bitcoins mais antigos e importantes, suspendeu suas transações dia 7 de fevereiro, gerando enorme preocupação entre os clientes e a pior crise na curta história dessa moeda virtual.

Segundo a Agencia France Press (AFP), o presidente da MtGox está desaparecido desde a semana passada, quando o site de sua empresa ficou fora do ar.

O bitcoin, que valia alguns centavos quando foi criado em 2009, chegou a ser cotado a mil dólares no final do ano passado. Apesar dos problemas da plataforma japonesa MtGox, a moeda virtual continua sendo cotada normalmente na China, na Europa e nos Estados Unidos.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Museu japonês vai sediar exposição homenageando Anne Frank

Next Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,47%

Related Posts