Notícias

Banheiros públicos no Japão serão adaptados nos moldes ocidentais até 2020

Exemplo de sanitário oriental (E) e ocidental high-tech | Foto: Japan Guide / Montagem MN

Consideradas desconfortáveis, as tradicionais privadas japonesas serão substituídas por vasos sanitários ocidentais.

Atualizado em 08/01/2018


O Ministério do Turismo do Japão anunciou um projeto que visa adaptar os banheiros públicos no estilo do ocidente, substituindo os tradicionais vasos sanitários japoneses por ocidentais em todos os pontos turísticos do país até 2020, informou esta semana a imprensa local.

De acordo com o projeto, os governos regionais receberão subsídios do governo central no valor de até um terço das obras para trocar os sanitários, de acordo com a emissora estatal japonesa ‘NHK’.

Além disso, verbas adicionais serão disponibilizadas para as prefeituras que propuserem realizar obras complementares nos banheiros, como instalação dos famosos acentos sanitário high-tech japoneses, que inclui “ducha higiênica e ar-condicionado quente e frio para lavar e secar, respectivamente, as partes íntimas, além de outras incríveis funcionalidades”, conforme explicou a ‘NHK’.

Atualmente, existe no Japão cerca de 4 mil banheiros públicos instalados nos pontos turísticos. Desse total, mais de 40% disponibilizam apenas sanitários em estilo oriental, cuja posição ao nível do chão é considerada desconfortável pelos estrangeiros – para utilizá-lo, a pessoa deve ficar de agachada, mais precisamente de “cócoras”.

Explicação de como usar um sanitário tradicional japonês | Foto: Divulgação

Além de reclamar de ter que agachar, a maioria dos estrangeiros afirma que não sabe usar esse tipo de privada (washiki), uma vez que o “certo” é agachar do lado oposto, de frente para parede.

Segundo a ‘Kyodo News’, o Ministério do Turismo acredita que a substituição de todos os sanitários orientais, cujas obras estão previstas apenas nos banheiros públicos dos pontos turísticos do país – será finalizada até meados de 2020, um ou dois meses antes do início dos Jogos de Tóquio.

Aliás, a capital japonesa será a única cidade do país a disponibilizar “todos” os banheiros públicos equipados com acentos sanitários high-tech, uma iniciativa individual da prefeitura de Tóquio e que faz parte das preparações para os Jogos Olímpicos de 2020, adiantou a ‘Kyodo’.

Confira abaixo vídeo explicativo para uso de sanitários no Japão:

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK World | Kyodo News.

Comentários