Bolsa de Tóquio tem forte alta com balanços positivos e avanços do dólar e do petróleo

O índice Nikkei teve ganhos de 2% e fechou no maior nível em uma semana.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em forte alta nesta quarta-feira (4), com os ânimos melhorados dos investidores diante da recuperação dos preços do petróleo, de balanços trimestrais positivos e do fortalecimentos do dólar sobre o iene, o que ajudou ações de exportadoras japonesas. O otimismo também foi ampliado pela expectativa sobre um possível acordo entre a Grécia e seus credores.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, avançou 342,89 pontos, alta de 1,98% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.678,74 pontos, o maior nível de fechamento desde 28 de janeiro.

Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, subiu 24,61 pontos, alta de 1,77% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.417,00 pontos.

O Volume das transações manteve a média da semana, totalizando cerca 2,727 bilhões de ações negociadas contra 2,758 bilhões de ações registradas na terça-feira.

Logo no início das negociações em Tóquio, os investidores se mostravam animados com a melhora nos preços do petróleo, que subiram ontem pelo quarto dia seguido. Além disso, o alívio nas tensões entre Grécia e zona do euro reduziram as preocupações com a economia global, o que impulsionou as ações negociadas em Wall Street na véspera, influenciado também os mercados asiáticos nessa quarta-feira.

“A retomada de valorização do commodites (petróleo) teve um efeito calmante sobre o mercado”, disse Ayako Terada, do Nomura Securities.

A alta das ações japonesas também foi influenciada pelo câmbio. O dólar pegou carona na mudança de humor e ganhou força em relação ao iene no início da sessão em Tóquio, o que fortaleceu as exportadoras japonesas, que elevam suas margens quando a moeda norte-americana se valoriza.

Balanços trimestrais de empresas também impulsionaram os ganhos e Tóquio. A Toyota Motor avançou 2,4% após reportar um aumento de 27% no lucro operacional entre o período de outubro a dezembro. A Honda Motor subiu 2,7% iene depois da notícia de que suas vendas teve um aumento significativo no trimestre até dezembro. Já a Mitsubishi UFJ Financial Group saltou 5,2% após divulgar lucro recorde referente ao mesmo período.

Entre as exportadoras, destacaram-se ainda a Fanuc (+3,0%), a Kyocera (+3,2%) e a Terumo (+6,2%). Também subiram a Inpex (2,6%) e a Japex (2,3%), que são sensíveis a variações nos preços do petróleo.

Enquanto isso, as ações da fabricante de eletrônicos da Sharp caíram 4,5%, depois de a empresa ter divulgado no dia anterior uma estimativa de 30 bilhões de ienes (cerca de US$ 255 milhões) em perda líquida no ano fiscal que termina em março.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar recua e fecha abaixo de R$ 2,70 diante de rumores sobre Petrobras

Next Article

Preço da gasolina despenca no Japão, mas sobe no Brasil

Related Posts