Veja as empresas que mais inovaram e investiram em pesquisa em 2014

A Toyota figura entre as 10 empresas que mais investiram em pesquisa e desenvolvimento no mundo.

Do Mundo-Nipo

Um estudo elaborado pela Strategy& (antiga Booz & Company), mostra quais as empresas que mais inovaram e investiram em pesquisas em 2014. Segundo ranking, divulgado na no final de outubro, a Apple é a empresa que mais inovou no mundo em 2014, enquanto a Volkswagen é a que mais investiu em pesquisa e desenvolvimento(P&D), ranking em que a Toyota ocupa a 7ª colocação, com US$ 9,1 bilhões em investimentos neste ano.

A lista é composta por 1.000 companhias, e para chegar às mais inovadoras, a consultoria reuniu as organizações privadas que mais investiram em P&D até o fim de junho deste ano e analisou as vendas, lucro e capitalização de mercado de cada uma delas.

Além disso, foram entrevistados 505 líderes em inovação em 467 empresas do mundo todo.

De acordo com o apanhado, o valor mundial aplicado em P&D atingiu o recorde de 647 bilhões de dólares em 2014. Entretanto, a taxa de crescimento em comparação com o ano anterior foi de apenas 1,4%, a segunda menor em dez anos.

Essa queda, porém, não é necessariamente negativa, já que a maioria (76%) dos 505 ouvidos para o estudo afirma que suas empresas são melhores em inovação hoje do que eram há dez anos.

“A impressão que fica das companhias é que, agora, elas podem fazer mais com menos, o que permite que reduzam o aumento nos gastos, mas ainda assim alcancem resultados”, diz Fernando Fernandes, sócio da Strategy&, em nota.

Essa hipótese pode ser reiterada pelo fato de que, entre as dez mais inovadoras, apenas três (Google, Samsung e Microsoft) estão entre as que mais gastaram com pesquisa e desenvolvimento.

Para Fernandes, a chave está em como se investe e não em quanto se investe. Segundo ele, o que as companhias mais inovadoras têm em comum é “uma compreensão dos desejos e necessidades de seus consumidores”.

“Ao invés de depender de pesquisas de mercado, essas empresas estabelecem conexões íntimas com seus clientes e inovam antecipando as necessidades deles”, disse em nota.

A opinião das empresas

Entre os especialistas ouvidos na etapa de entrevistas da pesquisa, 78% acreditam que suas empresas desenvolveu uma compreensão mais detalhada dos desejos de seus consumidores ao longo da última década.

Apesar disso, a maioria deles acha que ainda há espaço para o crescimento e só 27% acreditam que suas companhias estão dominando os elementos necessários para inovar pelos próximos dez anos.

Na tabela, confira as 10 empresas que mais inovaram em 2014 e as que mais investiram em P&D:

As 10 mais inovadoras:

Empresas mais inovadoras em 2014 (Imagem: Edição MN)

 

As que mais investiram em P&D:

Empresas que mais investiram em 2014 (Imagem: Edição MN)

 

Fonte: Revista online Exame, da Editora Abril.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Novo ‘Call of Duty’ é destaque nos lançamentos da semana; veja lista

Next Article
Ciclovia na calçada da Yamate Dori, em Tóquio | ©Stockvault

Tóquio planeja dobrar número de estradas com ciclovias

Related Posts