Vendas do varejo do Japão avançam pelo 9º mês seguido

As vendas em julho foram puxadas pela maior demanda por produtos típicos de verão.
Vendas no varejo no Japao Foto Jiji min
Foto: Arquivo/Jiji

As vendas do comércio varejista japonês cresceram 1,9% em julho frente ao mesmo mês do ano passado, para 12,2 trilhões de ienes, marcando assim o nono mês consecutivo de aumento em termos anualizados, de acordo com dados preliminares do Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Embora os números mostrem uma contínua melhora nos gastos dos consumidores na terceira maior economia do mundo, após um período prolongado de fraqueza, eles também indicam que o consumo doméstico não acelera no nível desejado pelos formuladores da política. As vendas no varejo recuaram na comparação anual em nove dos 12 meses de 2016 no Japão.

Contudo, o ministério disse que as vendas no varejo mostraram sinais de recuperação, mantendo sua avaliação básica inalterada.

De acordo com o relatório preliminar, as vendas foram puxadas pela maior demanda por produtos típicos de verão, já que as temperaturas aumentaram em todo o país no mês do relatório.

Na mesma base de comparação, as vendas de vestuário registraram avançando 3,5% em fevereiro na base anual.

A forte demanda por aparelhos de ar condicionado, ventiladores e refrigeradores ajudou a aumentar as vendas em 4,3% no setor de máquinas e equipamentos.

As vendas de medicamentos e cosméticos aumentaram 5,0% em meio à popularidade de itens para proteger a pele dos raios ultravioleta.

Por outro lado, o relatório aponta que as vendas em lojas de departamento e em supermercados caíram 0,2% . A queda ocorreu porque esse setor anteciparam as vendas de roupas de verão para junho.

Enquanto isso, as vendas nas lojas de conveniência continuaram robustas, apresentando crescimento de 3,1% no sétimo mês do ano.

Já os grande revendedores de eletrodomésticos viram suas vendas saltarem 9,4%, beneficiado pela grande demanda por aparelhos de ar condicionado. A boa notícia, no entanto, é que o mês também foi propício a venda de consoles e games.

Os dados preliminares do ministério mostram ainda que as vendas nos atacadistas aumentaram 3,1%, para 25,8 trilhões de ienes, o que resultando em um aumento de 2,7% nas vendas combinadas nos setores atacadista e varejista, para cerca de 38 trilhões de ienes.

Fonte: Jiji Press.

Total
0
Shares
Previous Article
Yuichi Sugita e Yasutaka Uchiyama Foto Kyodo

Japão anuncia equipe desfalcada para enfrentar o Brasil na Copa Davis

Next Article
Logo Copa do Mundo FIFA 2018 na Russia

Arábia Saudita vence o já classificado Japão e garante vaga na Copa

Related Posts