Pela 1ª vez, Japão registra menos de 1 milhão de nascimentos

Japão enfrenta queda na taxa natalidade pelo 10º ano consecutivo.
Bebe japones Foto Aflo Images AFM G02
Foto: Aflo Images

O número de nascimento no Japão totalizou pouco mais de 970 mil em 2016, o que representa a primeira vez desde 1899, quando teve início o recolhimento das estatísticas, os nascimentos anuais no país foram inferiores a 1 milhão. Esta é a principal conclusão da pesquisa mais recente realizada pelo Ministério da Saúde do país asiático sobre o assunto referente ao ano passado.

De acordo com os dados apresentados, o Japão enfrenta uma queda na taxa natalidade pelo 10º ano consecutivo. No entanto, em 2016, a relação entre o número de nascimentos no país, que foi de cerca de 977 mil crianças, e o de mortes no mesmo período foi realmente acentuada.

Segundo a pesquisa, no ano passado, a taxa de natalidade na nação, ou seja, o número médio de filhos por mulher, foi de 1,44, o que representa um recuo de 0,01 em relação ao ano anterior.

Apesar de o descenso da taxa parecer discreto, ele é preocupante, isso porque ele é mais significativo entre as mulheres mais jovens e de até 30 anos de idade e mais leve nas mamães no final dos seus 30 anos e no começo dos seus 40.

Além disso, a ilha de Okinawa, no sudoeste do arquipélago, é o lugar onde mais nascem crianças na “terra do sol nascente”, com uma média de 1,95, enquanto a capital Tóquio tem a menor taxa de natalidade do país, de apenas 1,24.

O número de nascimentos no Japão vem enfrentando quedas logo após o seu “baby boom” da década de 1970, durante o qual se registrava uma média de mais de 2 milhões de nascimentos por ano. O número desceu para 1,5 milhão em 1984, para 1,1 milhão em 2005 e agora para o marco histórico de menos de 1 milhão.

Descenso populacional
população japonesa está agora estimada em 127,1 milhões, incluindo residentes estrangeiros. O número vem declinando drasticamente, com descenso médio de 0,7% entre 2010 e 2015, de acordo com o último censo do governo japonês, que apresenta anualmente crescimento forte na população de idosos.

No geral, a população japonesa caiu quase 1 milhão nos últimos cinco anos e a previsão é que a demografia despenque para cerca de 83 milhões em 2100. Desse total, mais de 35% dos japoneses terão idade superior a 65 anos, segundo o último levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Revista online ISTOÉ / Via agência ANSA.

Total
0
Shares
Previous Article
Princesa Mako ao lado do Rei do Butao Foto Kyodo

Princesa Mako comparece à exposição de flores no Butão

Next Article
Parada do orgulho LGBT em abril de 2015 em Toquio Foto Reproducao NTV

Quinta maior cidade do Japão reconhece uniões civis homossexuais

Related Posts