Casal japonês com 80 anos de casado entra para o Guinness

Masao e Miyako formam o casal ‘vivo’ mais velho do mundo em idade combinada, somando 208 anos.
Masao e Miyako Matsumoto Foto Reproducao Guinness
Masao e Miyako Matsumoto | Foto: Reprodução / Guinness

O japonês Masao Matsumoto, de 108 anos, e sua esposa Miyako, de 100 anos, que completaram recentemente 80 anos de casados, foram reconhecidos pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records) como o “casal vivo” mais velho do mundo levando em conta a idade combinada, que soma 208 anos.

Masao e Miyako estão casados há 80 anos e o segredo é simples: “Deve-se à minha paciência”, garante a mulher.

Com uma história de dificuldades, que envolveu guerra, pobreza e fome, eles casaram em 1937, mas não tiveram cerimônia por conta da Segunda Guerra Mundial, visto que Masao foi enviado ao exterior como soldado.

Eles vivem atualmente num lar em Takamatsu, na província de Kagawa, no sul do Japão e atualmente somam 25 bisnetos, mas a família que constituíram já perfaz mais de 60 membros.

“Estou tão feliz”, confessou a esposa Miyako após receber o certificado do Guinness entregue no final de agosto.

Uma das filhas do casal, Hiromi, acredita que os pais entraram no último capítulo de suas vidas. “É uma honra para eles receberem este prêmio. Adoraria que eles continuassem a viver uma vida pacífica”, disse.

Um recorde ainda mais antigo
Os noruegueses Karl e Gurdren Dolven detêm o recorde do Guinness como o casal mais velho de todos os tempos. Juntos, eles somaram uma idade combinada de 210 anos, um mês e 34 dias – até Gurdrun morrer em 2004.

Expectativa de vida alta
A expectativa média de vida no Japão é de 84 anos, a segunda mais alta do mundo depois de Hong Kong. Já as japonesas, de modo geral, têm a maior média de vida entre todas as mulheres do planeta, acima de 87 anos.

Em 2017, o Japão bateu um recorde mundial ao registar incríveis 67.782 pessoas “vivas” com idade a partir dos 100 anos, o que representou 2.132 a mais que o registrado no ano anterior e marcou o 47º ano consecutivo de aumento.

Pessoa mais velha do mundo
O atual recorde da pessoa viva mais velha do mundo também pertence ao Japão. Logo após a morte da japonesa Chiyo Miyako, aos 117 anos, em 22 de julho deste ano, o Guinness reconheceu outra japonesa, Kane Tanaka, de 115 anos, como a pessoa mais velha “viva” do mundo. Kane vive em uma casa de repouso em Fukuoka, no sul do Japão.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Reuters | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto de 6.7 atinge Hokkaido em 06 09 18 JMA min

Após tufão devastador, Japão é atingido por forte terremoto

Next Article
Bola de futebol Foto Stockvault 06 09 18 min

Japão cancela jogo amistoso com Chile após terremoto em Hokkaido

Related Posts