Terremoto de magnitude 5,9 atinge o leste do Japão

O epicentro do forte tremor ocorreu na costa de Fukushima e foi sentido em várias localidades.
Terremoto no Japao em 06102017

Um potente terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu o litoral leste do Japão nesta sexta-feira (6), sendo sentindo intensamente em várias localidades na região de Tohoku e Kanto, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte, o tremor não causou risco de tsunami.

De acordo com a agência japonesa, o terremoto ocorreu às 23h56 locais desta sexta-feira (11h56 no horário de Brasília), com epicentro no mar, na costa da província de Fukushima (nordeste), a uma profundidade relativamente rasa, de 50 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente em algumas cidades de Fukushima, onde atingiu intensidade máxima de 5- graus na escala japonesa, que vai até 7.

A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA alerta para prováveis réplicas (tremores secundários) com intensidade semelhante na região no decorrer da semana.

Logo após a ocorrência do tremor, a emissora pública ‘NHK’ informou que a Tokyo Eletric Power (Tepco), companhia operadora das usinas nucleares na região, onde está localizada a danificada usina Fukushima Daiichi, emitiu um comunicado declarando que o sismo não afetou suas instalações atômicas.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como total de cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Do Mundo Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Ican Foto Reproducao YouTube

Campanha antinuclear ganha Prêmio Nobel da Paz 2017

Next Article
Vespa gigante asiatica Foto Wikimedia Commons

Japonesa de 87 anos morre após levar 150 picadas de vespas gigantes

Related Posts