Notícias

Japão registra recorde de exportação de alimentos em 2015

A exportações de produtos agroindustriais, agropecuários e de pesca atingiram a cifra recorde de 669 bilhões de ienes de janeiro a novembro de 2015.

O governo japonês informou nesta quinta-feira (7) que o país registrou um valor recorde nas exportações de alimentos no período de janeiro a novembro de 2015.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, as exportações de produtos agroindustriais, agropecuários e de pesca atingiram o montante recorde de 669 bilhões de ienes (5,6 bilhões de dólares) nos primeiros onze meses do ano passado.

Japão registra recorde de exportação de alimentos em 2015 (Imagem: Reprodução/NHK)

A fraqueza do iene e a crescente popularidade dos alimentos japoneses contribuíram para o excelente resultado (Imagem: Reprodução/NHK)

A cifra representa alta de 22%, em termos de iene, na comparação com o mesmo período de janeiro a novembro de 2014 e marca o 3º ano consecutivo de valor recorde para este período.

Por setor, as exportações de hortifrutigranjeiros tiveram alta superior a 42%, registrando mais de 240 milhões de dólares no período, enquanto o embarque de arroz e de outros grãos aumentou em cerca de 36%.

O setor de pesca cresceu mais de 20%, enquanto o da agroindústria (alimentos processados), como molho de soja, pasta de missô e saquê, aumentou aproximadamente 26%.

O ministério atribuiu o excelente resultado à fraqueza do iene e à crescente popularidade dos alimentos japoneses ao redor do mundo.

A pasta projeta forte crescimento para o setor e estima que as exportações cheguem a 1 trilhão de ienes (8,4 bilhões de dólares) em 2020.

Fonte: NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários