Japonesa ANA fica em 6º no ranking da melhores companhias aéreas do mundo

O ranking de 2014 sofreu algumas alterações, principalmente em seu topo, agora ocupado pela Cathay Pacific Airways, de Hong Kong.
Boeing 747 da ANA Foto Divulgacao 900x600 22032016

A Cathay Pacific Airways, de Hong Kong, foi eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2014. A empresa foi premiada com o World Airline Awards, considerado o “Oscar da aviação” e concedido pela consultora britânica Skytrax, que divulga anualmente o ranking das melhores companhias aéreas do mundo.

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em julho, durante a Farnborough Air Show, a feira de aviação mais importante do Reino Unido.

Os premiados são definidos após uma pesquisa com clientes de todas as categorias de viagem, de primeira classe à econômica, ao longo de dez meses. No total, 245 companhias foram avaliadas por 18 milhões de passageiros de 160 nacionalidades diferentes.

A satisfação dos usuários é medida por mais de 40 indicadores de desempenho, que incluem avaliações de itens como conforto da poltrona, entretenimento a bordo, limpeza, qualidade das refeições e eficiência dos serviços.

O ranking de 2014 sofreu algumas alterações, principalmente em seu topo, agora ocupado pela Cathay Pacific Airways e antes figurado pela Emirates Airlines (Emirados Árabes Unidos), que este ano caiu para a quarta posição.

A japonesa All Nipon Airlines (ANA), caiu 2 posições em relação ao ranking de 2013, ocupando este ano o 6º lugar.

Confira abaixo o top 10 das melhores companhias aéreas do mundo em 2014:

1. Cathay Pacific Airways (Hong Kong)
A aérea de Hong Kong saiu do sexto lugar, em 2013, e desbancou a Emirates neste ano. A empresa foi criada em 1946 originalmente em Xangai (China) e depois teve a sede transferida para Hong Kong (região administrativa especial da China). Opera voos na Ásia, Oceania, África, Europa e América do Norte. Ainda não tem voos para a América do Sul, apenas em parceria com companhias locais. É a quarta vez que a Cathay Pacific lidera o ranking das melhores companhias aéreas do mundo. Ela já tinha sido eleita a melhor em 2003, 2005 e 2009.

2. Qatar Airways (Qatar)
A companhia aérea com sede em Doha manteve-se na segunda posição em 2014. A Qatar Airways foi criada em janeiro de 1994 e é metade privada e metade do governo do Qatar. A empresa tem uma frota com 134 aviões e opera para 143 destinos na Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico, América do Norte e do Sul. No Brasil, a companhia opera voos de São Paulo para Buenos Aires e Doha. O passageiro que voa em primeira classe é brindado com o tradicional café árabe com tâmaras ou o drinque de sua preferência. As toalhas de bordo são de linho e a louça é de porcelana fina. Na classe econômica, há mil opções de entretenimento, de jogos a filmes. Para as crianças, há um kit de atividades de desenhos animados.

3. Singapore Airlines (Cingapura)
A Singapore Airlines manteve-se na terceira colocação pelo terceiro ano seguido. Ela opera voos para mais de 60 cidades em 30 países diferentes. No Brasil, a empresa tem voos de São Paulo para Cingapura, com escala em Barcelona. A empresa foi fundada em 1972 e foi a primeira a realizar um voo comercial com o superjumbo A380, entre Cingapura e Sydney, em 25 de outubro de 2007. Um dos pontos fortes da empresa é a conectividade. Parte dos voos na classe econômica oferece wi-fi, e também é possível fazer ligações telefônicas por satélite para qualquer lugar do mundo.

4. Emirates Airlines (Emirados Árabes Unidos)
A empresa de propriedade do governo de Dubai, criada em 1985, saiu da primeira posição em 2013 para o quarto lugar neste ano. A companhia opera em São Paulo e no Rio de Janeiro com voos para Dubai. Na primeira classe, em vez de poltronas, há cabines individuais equipadas com porta e paredes retráteis. Quanto ao serviço de bordo, além de uma comida de primeira, o passageiro determina a ordem das refeições. Ideal para quem viaja muito e acaba trocando o dia pela noite.

5. Turkish Airlines (Turquia)
Criada em 1933, empresa turca opera voos em cerca de 150 rotas, oferecendo ligações dentro da Turquia bem como entre a Turquia e Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente, América do Norte e África.  No Brasil, opera voos diários entre São Paulo e Istambul. Os passageiros que viajam em classe executiva desfrutam de balcões de check in dedicados e da prioridade na escolha do assento no avião. Salões VIP para passageiros da classe executiva estão equipados com Internet e telefones com conexão para o mundo inteiro. Em cada seção do avião há espaço abundante entre as fileiras. Na classe executiva se utiliza um sistema de distribuição dupla dos assentos, o assim chamado “double-seat system”- o lugar entre os passageiros da classe executiva é transformado numa mesa.

6. All Nipon Airlines – ANA (Japão)
A companhia japonesa, que foi criada em 1952, opera para 31 destinos internacionais e 50 nacionais. Com uma frota de 232 aviões, têm voos na Ásia, Europa e América do Norte. A empresa possui um voo no Brasil (são Paulo x Londres) em uma parceria com a TAM. É considerada uma aérea cinco estrelas. Um de seus destaques é o conforto dos assentos. Nos aviões 787, até a classe econômica tem um generoso espaçamento de 34 polegadas entre cada poltrona. Clientes da primeira classe e classe executiva ganham pijamas, chinelos e kits de cosméticos. A tripulação fala japonês e inglês, mas alguns usuários criticam o pesado sotaque que, às vezes, dificulta o entendimento.

7. Garuda Indonesia (Indonésia)
A estatal da Indonésia foi criada em 1950 e lançou ações na Bolsa em 2011, após superar dificuldades financeiras. Depois de ser considerada insegura para voar para a União Europeia de 2007 a 2009, a empresa revelou-se pela positiva nos últimos anos. A transportadora de bandeira Indonésia criou medidas para renovação da frota e melhoria de serviços para reconquistar seus cliente. Os elogios são apontados para os seus assentos confortáveis e, principalmente a culinária, com sabores do sudeste asiático. Atualmente, é a maior companhia do país e, além de voos regionais, opera também em EUA, Europa, Ásia, Oriente Médio e Austrália.

8. Asiana Airlines (Coreia do Sul)
A empresa da Coreia do Sul foi criada em 1988 e conta com uma frota de 83 aviões. Opera em 71 destinos em 24 países diferentes, mas ainda não atua no Brasil. Tudo no voo é high-tech. Nas suítes, o monitor onde são exibidos os filmes tem 32 polegadas. É a maior tela individual em voos comerciais no mundo. Todo o sistema de iluminação e entretenimento é controlado por um dispositivo com soft touch. Já na culinária, destacam-se pratos tradicionais com receitas sul-coreanas, japonesas e chinesas.

9. Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos)
A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos é relativamente nova, começou suas operações em 2003 e iniciou a operação de sua sede, Abu Dhabi, para São Paulo em junho de 2013. Um de seus pontos alto é o serviço oferecido nos voos da classe econômica, que possui amplos assentos em cabines comparados com outras aeronaves. A Cozinha é de nível premiado, com opções de menu. As poltronas são equipadas com com vários serviços dedicados, como telas de TV pessoais de 10,4 polegadas, wi-fi, tomadas de energia nos assentos para uso de smartphones e tablets, fones de ouvido para eliminação de ruído, entre outros.

10. Lufthansa (Alemanha)
A maior companhia europeia em receita conseguiu ficar entre as dez melhores do mundo, apesar de ter enfrentado, recentemente, cortes de despesas e greves de funcionários. A companhia alemã passou a usar, na rota São Paulo-Frankfurt, um Boeing 747-8 Intercontinental, o avião comercial mais longo do mundo atualmente. O seu serviço e qualidade geral é apontado como excepcional, recebendo sólidas pontuações.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão registra aumento de absenteísmo escolar pela 1 ª vez em 6 anos

Next Article

Número de famílias dependentes de benefícios atinge nível recorde no Japão

Related Posts