Monte Fuji registra perigoso e raro rolamento de grandes pedras

Pedras com até 3 metros de diâmetro rolaram do cume do Monte Fuji e abrigou muitos alpinistas a procurar abrigo.
Escalada no Monte Fiji Foto Manfrotto
Foto: Flickr/Manfrotto)

Pedras enormes rolaram de repente do cume do Monte Fuji e chegou a uma trilha da montanha, forçando alguns alpinistas a procurar abrigo. Felizmente, ninguém ficou ferido. Segundo a emissora pública ‘NHK’, especialistas afirmam que desmoronamentos pequenos são comuns no Monte Fuji, mas são raros quando ocorrem com pedras grandes e, principalmente, em grande escala.

De acordo com a emissora estatal japonesa, o incidente aconteceu na semana passada, por volta das 14h locais da última sexta-feira.

Um alpinista amador, que estava no momento do incidente, disse à ‘NHK’ ter ouvido um estrondo quando, de repente, “viu a pedras rolando do alto do monte”. Segundo ele, as pedras tinham entre um e três metros de diâmetro.

O professor de vulcanologia da Universidade Shizuoka , Masato Koyama, explicou que as fendas de lava em torno de uma cratera situada a uma altitude de 3.150 metros estão se alargando, provocando, assim, a queda de fragmentos de rochas.

Koyama afirma que ralamentos de pedras menores são uma ocorrência regular na área. Contudo, ele explicou que este recente desmoronamento, em especial, é raro. Isso porque ele estima que as pedras rolaram por cerca de 1,5 km e ocorreu em grande escala, com pedras grandes. “Rolamento de pedras grandes e em longa distância (percorrer) é raro”, afirmou Koyama à ‘NHK’.

As principais vias de escalada no Monte Fuji fecham no início de setembro, mas a trilha onde caíram as pedras é popular entre os alpinistas e deverá permanecer acessível.

Koyama alerta para que os alpinistas tomem muito cuidado ao caminhar nas trilhas. Ele também aconselha o uso constante de capacete durante a estada no monte.

A última queda de rochas em larga escala no Monte Fuji ocorreu em 1980, o que provocou a morte de 12 pessoas e dezenas de feridos.

Total
0
Shares
Previous Article
Loja de eletrodomesticos Toquio Foto AJW Images

Indicador “chave” da economia japonesa sobe pelo 2º mês seguido

Next Article
Kimi no Na wa foto divulgacao

Os 20 light novels mais vendidos na 1ª semana de setembro no Japão

Related Posts