Notícias

Bolsa de Tóquio fecha no maior nível em mais de 25 anos

Foto: Haruyoshi Yamaguchi

Papeis do setor petrolífero saltaram em Tóquio. Petróleo mais caro ajuda a impulsionar a inflação japonesa.

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em forte alta nesta terça-feira (7), atingindo o maior nível em cerca de 26 anos, impulsionada pelo forte desempenho de ações de petrolíferas japonesas.

O índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, saltou 1,73% encerrando o pregão a 22.937,60 pontos, maior patamar desde janeiro de 1992.

Segundo a agência especializada “Bloomberg”, o índice Nikkei subiu 19% desde o dia 9 de setembro, o que representa acumulo positivo recorde para o período.

O setor petrolífero foi impulsionado pelos preços do petróleo, que ontem saltaram mais de 3% em reação a notícias da Arábia Saudita, o maior produtor mundial da commodity.

O petróleo mais caro é um fator positivo para a perspectiva da inflação japonesa, que permanece em níveis muito baixos, segundo Toshiyuki Suzuki, economista sênior de mercados do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.

Entre as petrolíferas com o maior desempenho em Tóquio, a Japan Petroleum Exploration e a Inpex foram a que mais se destacaram, como ganhos de 6,02% e 3,65%, respectivamente.

Já no mercado de câmbio, o iene se estabilizou em relação ao dólar, cotado a 113,90 ienes por dólar. Na comparação com o euro, a moeda japonesa situou-se em 132,30 por euro.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo |ANSA | Bloomberg.

» Veja os fechamentos anteriores da Bolsa de Valores de Tóquio

Comentários