Japão reduz impostos de empresas que elevarem salários

Empresas que investirem em melhorias para produtividade também terão descontos fiscais.
Notas de iene | Foto: SeongJoon Cho / Aflo Images
Cédulas de iene | Foto: SeongJoon Cho / Aflo Images

As empresas no Japão que aumentarem os salários de seus funcionários ou que investirem na produtividade ganhará descontos fiscais de até 20%, segundo um plano do governo japonês de incentivo fiscal que deverá iniciar no próximo ano fiscal.

De acordo com uma matéria da agência ‘EFE’, que citou o jornal financeiro ‘Nikkei’ como fonte, o Governo deve iniciar a partir de 2018 o novo incentivo fiscal com o objetivo de ativar as duas citadas engrenagens, considerada essenciais na estratégia econômica de crescimento conhecido como “Abenomics”, e que até agora tinham evitado.

Apesar de o setor privado ter lucro recorde nos últimos anos, isto não repercutiu em aumentos salariais até o nível desejado pelo Governo, nem num notável aumento dos investimentos destinados a melhorar a produtividade.

Os aumentos dos salários são fundamentais para empurrar para cima o fraco consumo doméstico e, consequentemente, os preços ao consumidor e assim conseguir alcançar a meta de 2% de inflação ao ano pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

O Governo do primeiro-ministro Shinzo Abe tem se esforçado para completar o desejado círculo de crescimento da terceira maior economia mundial, que também adoece com um índice de produtividade menor em relação às maiores potências globais.

Com informações da Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Moodys Foto Stockvault 06122017

Moody’s mantém nota do Japão em A1

Next Article
LEDs produzida com metal raro Foto NHK 900x550 min

Japão produz luz LED com metais raros extraídos do Pacífico

Related Posts