Japão apoia instalação de sistema antimísseis dos EUA na Coreia do Sul

O plano é instalar em território sul-coreano o sistema antimísseis THAAD, um dos mais modernos do mundo, para proteger a região da ameaça norte-coreana.
THAAD Terminal High Altitude Area Defense Foto Lockheed Martin Montagem MN

O governo do Japão informou nesta segunda-feira (8) que apóia um plano anunciado ontem pelos governos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul para mobilizar em território sul-coreano com o sistema antimísseis americano THAAD, um dos mais modernos do mundo, informou a agência de notícias Kyodo.

Sistema antimissil THAAD (Foto: Lockheed Martin/Montagem Mundo-Nipo)
O sistema antimísseis americano THAAD é um dos mais modernos do mundo (Foto: Lockheed Martin/Montagem Mundo-Nipo)

As negociações para a instalação do polêmico e custoso projeto foi iniciada ontem entre Washington e Seul, depois que a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance para por em órbita um satélite, o que foi condenado pela comunidade internacional por acreditar que o lançamento é parte de seus testes de mísseis balísticos, detalha a agência japonesa.

Em entrevista coletiva realizada hoje em Tóquio, o chefe de gabinete e ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que Tóquio considera “apropriadas” as negociações entre iniciadas entre Washington e Seul.

Até agora, o governo sul-coreano não tinha se pronunciado com clareza sobre o polêmico e custoso projeto para montar o THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), já que Pequim se opõe firmemente à medida, visto que inclui a colocação de radares de grande capacidade, que potencialmente poderiam captar informação militar confidencial em território oriental chinês, conforme noticiou a agência de notícias francesa ‘EFE’.

Suga também considerou em declarações publicadas pela agência “Kyodo” que a assinatura de um pacto com a Coreia do Sul em matéria de troca de dados de inteligência é “vital”, para vigiar mais de perto os movimentos do regime de Pyongyang, cujo projétil sobrevoou ontem território japonês.

A Coreia do Norte lançou na véspera um satélite ao espaço a bordo de um foguete, ação que a comunidade internacional considera um teste camuflado para melhorar o regime de mísseis intercontinentais capazes de transportar bombas atômicas para qualquer lugar do planeta.

O lançamento violou as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), que proibiu Pyongyang de realizar testes de mísseis balísticos.

A Coreia do Norte, no entanto, insiste em que o lançamento é parte de um programa espacial exclusivamente científico.

Líderes condenam o lançamento norte-coreano
O premier japonês, Shinzo Abe, classificou o lançamento de “absolutamente intolerável e uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.

A presidente sul-coreana, Park Geun-Hey, disse que “o Conselho de Segurança deve aprovar rapidamente medidas de punição severas”.

Em Pequim, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, manifestou seu “pesar pela insistência da República Democrática Popular da Coreia de realizar um lançamento de mísseis, apesar da oposição internacional”.

A Coreia do Norte “tem o direito ao uso pacífico do espaço, mas esse direito está limitado pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, recordou a porta-voz chinesa.

A Grã-Bretanha condenou firmemente o lançamento, e a França pediu “uma resposta rápida e dura” do Conselho de Segurança, que teve uma reunião de emergência a portas fechadas no domingo (7), a pedido de Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Mediante a isso, foi decidido abrir oficialmente negociações sobre a possibilidade de utilizar o sistema THAAD no marco dos esforços para reforçar a defesa antimísseis da aliança Coreia do Sul-EUA.

(Com informações das agências Kyodo, EFE e AFP)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Distrito de Ginza em Toquio Foto Flickr Dan

Tóquio é 4ª na lista de cidades que mais consomem bens de luxo no mundo

Next Article
Fazenda operada por robos Foto Reproducao Spread 900 550

Primeira fazenda operada por robôs será inaugurada em 2017 no Japão

Related Posts