Confiança do consumidor japonês tem primeira melhora em 3 meses

O governo disse que a melhora reflete os recentes aumentos dos salários e a estabilização no mercado de ações.
Precos no Japao Foto AJW Images 900x600 08042016
Foto: AJW Images

A confiança dos consumidores no Japão, bem como de trabalhadores com empregos sensíveis às tendências econômicas, melhorou pela primeira vez em três meses, informou nesta sexta-feira (8) o governo do país, sinalizando que a melhora reflete os recentes aumentos dos salários e a estabilização no mercado de ações.

Divulgada pelo Escritório do Gabinete Japonês, a pesquisa mostra que o índice da confiança do consumidor, entre as famílias compostas por duas ou mais pessoas, subiu para 41,7 em março, o que representa alta de 1,6 ponto em relação a fevereiro, com base no índice sazonalmente ajustado.

Na pesquisa do governo, os consumidores são questionados sobre as perspectivas relativas à situação de vida para os próximos seis meses. O índice atua como referência para dados sobre gastos dos consumidores.

No período em análise, a confiança do consumidor “apresentou melhora” em todos os quatro aspectos pesquisados: percepção geral da economia, crescimento da renda, perspectivas de emprego e se há a intenção de comprar bens duráveis pelos próximos seis meses.

Apesar da recuperação na confiança, o governo manteve sua avaliação básica de que “o sentimento do consumidor está estabilizando”, citando que a ligeira melhora vem após uma sequência de três meses de deterioração e uma queda de 2,2 pontos no mês anterior, disse um funcionário do gabinete.

Leituras abaixo de 50 sugerem pessimismo do consumidor, enquanto uma pontuação acima de 50 indica que os consumidores estão esperando melhores condições. O índice não atinge 50 ou mais desde fevereiro de 2006.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 08042016

Salário base no Japão atinge maior nível desde 2005

Next Article
Frutas caras melao yubari Foto Stockvault 900x600 02

5 variedades de frutas perfeitas e caríssimas produzidas no Japão

Related Posts