Superávit em conta corrente do Japão atinge maior nível em 13 meses

O saldo atingiu US$ 22,4 bilhões em fevereiro e marca o 20º mês seguido de saldo positivo na balança de transações correntes.
Porto de Toquio Foto Stockvault 900x600 08042016 01 A
Foto: Stockvault

O Japão registrou um superávit em conta corrente de 2,43 trilhões de ienes (US$ 22,4 bilhões) em fevereiro, marcando o vigésimo mês consecutivo de saldo positivo na balança de transações correntes, mostraram dados preliminares do governo nesta sexta-feira (8), ressaltando que o montante é maior já registrado desde março de 2015 e veio acima das previsões medianas projetadas pelo mercado.

Entre os principais componentes da conta corrente, um dos maiores medidores do comércio internacional de um país, o comércio de mercadorias registrou um excedente de 425,2 bilhões de ienes, de acordo com o relatório preliminar do Ministério das Finanças.

Em uma base não ajustada, o excedente é ampliado para 1,73 trilhões de ienes em fevereiro, também marcando o nível mais alto desde março do ano passado.

Em fevereiro, as exportações somaram 5,64 trilhões de ienes, crescimento anualizado de 5,3%, enquanto as importações totalizaram 5,21 trilhões de ienes, recuo de 5,9% na comparação anual.

Segundo o ministério, o resultado em fevereiro reflete a redução nos custos de importação de combustíveis para produzir energia, bem como o aumento dos investimentos estrangeiros e a aceleração do turismo no país.

Contudo, economistas alertam que o recente aumento do iene em relação ao dólar ameaça impactar os dados futuros sobre o comércio, enquanto os lucros dos exportadores podem ser corroídos.

Eles também observaram que um iene robusto pode diminuir o entusiasmo do crescente número de visitantes estrangeiros no país, isso porque o poder de compra dos turistas é ampliado quando o iene está fraco.

O saldo em conta corrente é um dos principais indicadores sobre o comércio exterior do Japão, e quando a conta da nação é excedentária, aumenta os ativos externos líquidos do país pelo valor correspondente, enquanto um déficit em conta corrente faz o inverso.

Fontes: MNI News | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Leilao de mangas 2016 em Miyazaki Foto reproducao Nippon TV News

Caixa com duas mangas é arrematada por 200 mil ienes em leilão no Japão

Next Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 08042016

Salário base no Japão atinge maior nível desde 2005

Related Posts