Notícias

PIB revisado do Japão confirma primeira queda desde 2015

Porto de Tóquio (Foto: Shutterstock Clip Free)

O recuo no 1º trimestre encerra o mais longo período de crescimento do PIB japonês desde os anos 80.

A economia japonesa no primeiro trimestre ficou inalterada em relação a leitura preliminar divulgada em meados de maio passado, quando o país registrou contração anualizada de 0,6% entre janeiro e março, no que representa a primeira queda em mais de dois anos e encerra o mais longo período de crescimento do país desde os anos 80.

Divulgados nesta sexta-feira (80 pelo Escritório do Gabinete, os dados revisados confirmaram que o Produto Interno Bruto (PIB) real do Japão contraiu-se pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2015, quebrando assim uma sequência de oito trimestres consecutivos de crescimento registrado no trimestre anterior, maior sequência de avanço em 28 anos.

O resultado contrariou a retração anual de 0,4% estimada por economistas consultados pela agência Reuters.

Na comparação trimestral, o PIB caiu 0,2% em termos reais e ajustados aos preços no primeiro trimestre, também inalterado ante a leitura inicial. A expectativa era de declínio de 0,1%.

Analistas afirmam que a contração foi provocada por quedas no investimento de capital e no consumo privado, além de um crescimento mais fraco da exportação.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Agência Reuters | Kyodo News.

Comentários