Notícias

Cidade japonesa consegue transformar esgoto em hidrogênio

Com essa nova tecnologia, o Japão passa a explorar o lodo do esgoto como fonte de combustível (Foto: Christopher DeMorro)

A cidade de Fukuoka investiu em sua usina para se tornar a primeira cidade a converter águas residuais em hidrogênio veicular.

Não é novidade a conversão de esgoto em fonte alternativa de energia, com muitas cidades pelo mundo conseguindo ser autossuficiente com sua própria eletricidade. Contudo, converter esgoto em hidrogênio é algo totalmente novo. E foi justamente isso que a cidade de Fukuoka, no sul do Japão, conseguiu fazer.

Segundo o site Notícias Automotivas, o município teve apoio da Universidade de Kyushu e das montadoras Mitsubishi e Toyota. Com um custo em torno de US$ 12 milhões, a cidade pode colocar o projeto em prática.

A usina de Fukuoka tem capacidade de processar diariamente hidrogênio suficiente para abastecer até 600 veículos movidos por células de combustível. Mas, inicialmente, a produção abastecerá 65 veículos ao dia funcionando apenas durante 12 horas.

O metano e o dióxido de carbono são combinados para gerar o biogás, que depois passa pelo processo eletroquímico para resultar no hidrogênio consumido por automóveis com células de combustível.

Com essa nova tecnologia, o Japão passa a explorar o lodo do esgoto como fonte de combustível, o que tornará as cidades ainda mais ecológicas. Por enquanto, o país tem 80 postos de hidrogênio.

Comentários