Notícias

Japão registra apreensão recorde de drogas no 1º semestre

Só em Okinawa, foram apreendidos 597 quilos de drogas (Foto: Kyodo)

A polícia japonesa confiscou mais 770 quilos de drogas apenas no período de janeiro a junho deste ano, um recorde para o país.

O Japão confiscou mais de 770 quilos de drogas ilegais contrabandeadas para dentro do país no período de janeiro a junho deste ano, um “número recorde” para o país desde que os dados comparáveis passaram a ser divulgados, informou nesta quinta-feira (8) a Agência Nacional de Polícia do Japão (ANP).

De acordo com o relatório da ANP, forças policiais em todo o Japão confiscaram 771,7 quilos de drogas ilícitas no semestre de janeiro a junho, em um total de 33 casos de apreensões individuais.

Segundo a emissora pública ‘NHK’, o número é 6,5 vezes superior ao total apreendido no mesmo período do ano passado e a maior quantidade desde que estatísticas comparáveis tornaram-se disponíveis, em 2002.

O relatório mostra que as maiores apreensões ocorreram no mar, onde as atividades de tráfico de drogas, que incluem cocaína e anfetaminas, têm aumentado no país nos últimos três anos.

Em maio, a polícia encontrou 597 quilos de drogas dentro de um barco ancorado no porto de Naha, capital de Okinawa, ilha no sul do Japão. Segundo a polícia, a embarcação partiu de Taiwan e chegou ao porto em 10 de maio. Na época, o valor de rua das drogas foi estimado em US $ 411 milhões. Foi a maior quantidade de drogas já apreendidas em uma única operação no país, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

“O Japão tem sido alvo de organizações internacionais de tráfico porque o valor das drogas na rua é mais elevado do que em muitos outros países”, alertou a ANP, acrescentando que a agência tem intensificado o controle nas fronteiras marítimas e nos aeroportos.

Fontes: NHK News Japan | Agência Kyodo.

Comentários