Notícias

Navios militares da China são vistos perto de ilhas em disputa

Foto: Arquivo/Kyodo

A incursão ocorre justamente no momento em que China e Japão tentam uma histórica reaproximação.

Três navios da guarda costeira da China foram vistos navegando nas proximidades da zona contígua às águas territoriais japonesas, em torno de um pequeno arquipélago disputada no Mar do Leste da China Oriental, chamado de Senkaku no Japão e de Diaoyu na China, informou nesta quinta-feira (8) o jornal russo ‘Sputnick’.

De acordo a publicação, a guarda costeira japonesa informou que as embarcações foram avistadas na manhã de quinta-feira (horário local).

Esta incursão chinesa ocorre no momento em que os dois países visinhos tentam uma histórica reaproximação.

Pequim e Tóquio vivem renovadas tensões por conta da disputa territorial, Xi, no entanto, considerou que ambos governos devem “pôr de lado os atritos” e voltar ao normal desenvolvimento das relações

Na última terça-feira, o presidente da China, Xi Jinping, ofereceu um raro “sinal de paz” ao primeiro-ministro do Japão, Shizo Abe, durante o primeiro encontro em mais de um ano entre os líderes da segunda e terceira potências econômicas do planeta.

Xi considerou que ambos governos devem “pôr de lado os atritos” e voltar ao normal desenvolvimento das relações. Abe expressou sentimentos semelhantes, afirmando que Tóquio deseja “gerir os assuntos difíceis” e promover uma cooperação de benefício mútuo com o país vizinho.

A relação entre China e Japão, segunda e terceira maiores economias do mundo, respectivamente, é amplamente considerada crucial para a estabilidade regional. Contudo, a disputa em torno da soberania das ilhas em disputas tem sido principal motivo do alargamento das tensões, principalmente pelas insistentes incursões de navios militares chineses no entorno dessas ilhas, que atualmente são controladas por Tóquio.

Comentários