Notícias

Japão e China celebram 45 anos de laços diplomáticos

Foto: Hong Kong Free Press

A celebração contou com cerimônia realizada no Grande Salão do Povo em Pequim.

Em uma cerimônia realizada no Grande Salão do Povo em Pequim, os governos de Japão e China celebraram, na sexta-feira (8), 45 anos de laços diplomáticos entre os dois países.

O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo autoridades governamentais e de associações que promovem a amizade entre Japão e China.

Na cerimônia, o ex-chanceler chinês Tang Jiaxuan fez um pronunciamento, no qual afirmou que os dois países têm constantemente aprofundado o intercâmbio e a cooperação em todas as áreas, desde a normalização das relações diplomáticas.

Tang também expressou esperanças de que a parceria ajude a superar as dificuldades que Tóquio e Pequim vem encontrando para retomar as relações.

Representando o Japão, o ex-presidente da Câmara Baixa, Yohei Kono, disse que a cooperação e os esforços das populações dos dois países sustentam os laços bilaterais. Kono disse ainda que são necessários esforços para promover ainda mais tais relações.

Os laços entre Tóquio e Pequim têm deteriorado por conta das arrastadas disputas territoriais por um grupo de ilhotas no Mar da China, além de farta animosidade devido a questões históricas envolvendo o passado militarista japonês na guerra.

Fonte: Canal NHK World.

Comentários