Cidade em Fukushima colhe 1º arroz após acidente nuclear em 2011

A colheita em Tomioka faz parte de um projeto para atestar a segurança da produção de arroz em Fukushima.
Primeira colheira de arroz em Tomioka Foto Reproducao 900x550 NHK min
Primeira colheita de arroz em Tomioka (Foto: Reprodução/NHK)

Um agricultor de uma cidade próxima a área da usina nuclear de Fukushima Daiichi colheu arroz pela primeira vez desde o acidente nuclear em 2011, informou nesta segunda-feira (9) a imprensa japonesa.

De acordo com a emissora estatal japonesa ‘NHK’, o agricultor Noboru Watanabe fez a colheita na manhã desta segunda-feira, em sua lavoura situada na cidade de Tomioka.

A primeira colheita de arroz da cidade em mais de seis anos foi assistida por técnicos e funcionários da prefeitura local.

Watanabe está participando de um projeto para cultivo de arroz, que conta ainda com outros produtores locais, bem como de outras cidades em Fukushima, conforme noticiou a ‘NHK’.

Ainda em fase experimental, o projeto visa ajudar na recuperação da produção de arroz na região que foi afetada pelo acidente nuclear no complexo Fukushima Daiichi, cuja tragédia atômica é mensurada como a pior desde a ocorrida em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Segundo a agência de notícias ‘Kyodo’, o projeto conta com tecnologias avançadas para a descontaminação da terra e purificação do ar, além de técnicas inovadoras de plantio de arroz.

Apesar dos técnicos ministrarem extensos testes com mostras do arroz colhidas no decorrer do desenvolvimento do plantio, dos quais atestaram a segurança do produto, a colheita passará por novos testes para então confirmar a ausência de radioatividade.

O resultado final deverá ser divulgado ainda nesta semana. O produto então receberá um selo de qualidade, atestando a segurança do arroz de Tomioka.

Total
0
Shares
Previous Article
Lanche promocional Umaibo Nicolastick 900x600 min

Nicolas Cage estampa embalagem de lanche no Japão

Next Article
Campo de exporacao de petroleo da ADNOC Foto Divulgacao ADNOC

Japão negocia com Emirados Árabes contrato de exploração petrolífera

Related Posts