Notícias

Governo japonês ordena 18 financeiras a informar sobre empréstimos obscuros

Em setembro, foi revelado um escândalo envolvendo empréstimos de financeiras do Grupo Mizuho em favor de elementos da “máfia japonesa Yakuza”.

Do Mundo-Nipo

O Ministério da Indústria ordenou na sexta-feira (8) que 18 empresas de crédito no Japão, incluindo a Orient Corp., uma financeira afiliada do Grupo Banco Mizuho, a apresentar relatórios no dia 9 de dezembro sobre a forma como estão trabalhando na eliminação de empréstimos a grupos do crime organizado.

 

MIzuho Financial Group (Foto: Forbes/Reprodução)

Em setembro, foi revelado um escândalo envolvendo empréstimos de financeiras do Grupo Mizuho em favor de elementos da “máfia japonesa Yakuza” (Foto: Forbes/Reprodução)

 

O movimento vem após a revelação, em setembro, de um escândalo envolvendo empréstimos fornecidos por financeiras do Grupo Mizuho em favor dos chamados “elementos antissociais”, que inclui a máfia japonesa Yakuza, através da financeira Orient.

A Orient já havia relatado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI, na sigla em inglês) sobre a questão em 16 de outubro, mas o ministério aparentemente julgou que as medidas da financeira para acabar com os supostos empréstimos obscuros são insuficientes e está exigindo explicações mais detalhadas.

As informações são da agência Kyodo. Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*