Governo japonês ordena 18 financeiras a informar sobre empréstimos obscuros

Em setembro, foi revelado um escândalo envolvendo empréstimos de financeiras do Grupo Mizuho em favor de elementos da “máfia japonesa Yakuza”.

Do Mundo-Nipo

O Ministério da Indústria ordenou na sexta-feira (8) que 18 empresas de crédito no Japão, incluindo a Orient Corp., uma financeira afiliada do Grupo Banco Mizuho, a apresentar relatórios no dia 9 de dezembro sobre a forma como estão trabalhando na eliminação de empréstimos a grupos do crime organizado.

 

MIzuho Financial Group (Foto: Forbes/Reprodução)
Em setembro, foi revelado um escândalo envolvendo empréstimos de financeiras do Grupo Mizuho em favor de elementos da “máfia japonesa Yakuza” (Foto: Forbes/Reprodução)

 

O movimento vem após a revelação, em setembro, de um escândalo envolvendo empréstimos fornecidos por financeiras do Grupo Mizuho em favor dos chamados “elementos antissociais”, que inclui a máfia japonesa Yakuza, através da financeira Orient.

A Orient já havia relatado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI, na sigla em inglês) sobre a questão em 16 de outubro, mas o ministério aparentemente julgou que as medidas da financeira para acabar com os supostos empréstimos obscuros são insuficientes e está exigindo explicações mais detalhadas.

As informações são da agência Kyodo. Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão vai cortar custos para construção de estádio sede das Olimpíadas de 2020

Next Article

Exposição fotográfica retrata história de portadores do Mal de Minamata

Related Posts