Salários no Japão sobem pelo terceiro mês seguido

O salário-base e as horas extras também aumentaram, enquanto gratificações especiais, como bônus, saltaram 14%.
Pessoas atravessando uma rua em Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 18 02 2016
Foto: Wikimedia Commons

A média salarial ajustada pela inflação (salário real) dos trabalhadores no Japão subiu 0,5% em setembro ante o mesmo mês do ano passado em termos reais, marcando o terceiro mês consecutivo de alta, de acordo com dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (9) pelo governo japonês.

O crescimento em setembro vem após alta revisada de 0,1% em agosto e de 5% em julho, mês em que a média salarial registrou o primeiro aumento em termos anualizados desde abril de 2013.

O relatório do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostra ainda que, em termos nominais, o salário aumentou 0,6% em setembro na comparação anual, ou seja, os trabalhadores japoneses ganharam, em média, 265,527 mil ienes (cerca de 8,1 mil reais).

O resultado positivo da média salarial em setembro representa o oitavo aumento nos últimos 12 meses, em termos nominais, e vem depois de crescer 0,4% em agosto e 0,9% em julho.

No mesmo período, o salário-base aumentou 0,4%, o que representa o sétimos mês seguido de alta. Já o pagamento de horas extras trabalhadas cresceu 1,4%, enquanto gratificações especiais, como bônus, saltaram 14,0%, marcando o terceiro aumento consecutivo em termos anualizados.

Os dados animadores levaram o Ministério a manter a avaliação anterior, de que “o salário dos trabalhadores está mais robusto”, acrescentando ainda que o quadro atual apresenta uma “tendência de melhora”.

Além disso, o resultado positivo chega num momento em que o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe tem exercido pressão sobre as empresas para que impulsionem maiores aumentos salariais, isso porque, em muitos casos, a maioria tem registrado lucros recorde graças à depreciação do iene, o que beneficia as exportações das grandes empresas japonesas.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Monte Fuji Foto Click Stock Images size 900x600 otimizada

Japão quer atrair 30 milhões de turistas até 2020

Next Article
Ojigi cumprimento japones Foto Montagem Mindo Nipo 02

Veja como usar sufixos em nomes e formas de cumprimentos no Japão

Related Posts