Notícias

Shinzo Abe diz que econômica estável tem apoiado a Bolsa de Tóquio

Foto: Arquivo/Kyodo/Reuters

Nesta sexta-feira, a Bolsa de Tóquio renovou sua máxima e fechou no maior nível desde dezembro de 2015.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que a estabilidade econômica e a política do país provavelmente está apoiando os mercados financeiros, ao citar um rali recente nas ações locais da Bolsa de Valores de Tóquio.

Em discurso realizando ontem (8), durante uma reunião de economistas e executivos, Abe se referiu especificamente ao nível de fechamento da última sessão do índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio.

“Ele [Nikke] fechou no nível mais alto neste ano”, afirmou. Segundo ele, o encontro com especialistas era realizado “em boa hora”. O índice Nikkei fechou na quarta-feira em alta de 1,45%, aos 18.765,47 pontos, maior patamar desde 30 de dezembro de 2015.

O líder da terceira maior potência economia mundial disse ainda que seu governo pressionará para avançar no esforço e assim fortalecer a economia, gerando ainda mais empregos no Japão.

Nesta sexta-feira (9), a Bolsa de Tóquio fechou em nova máxima de 2016, após os mercados acionários de Nova Iorque voltarem a bater recordes e o Banco Central Europeu (BCE) estender seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês).

O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas em Tóquio, subiu 1,23%, aos 18.996,37 pontos, maior nível desde dezembro de 2015. Ao longo da semana, o índice japonês acumulou valorização de 3,1%.

Fontes: Jornal Estadão | Jornal Econômico Nikkei.

Comentários