Taxa de desemprego no Japão tem primeira alta em 9 meses

A disponibilidade de emprego também recuou, sofrendo a primeira queda em mais de 5 anos.
Trabalhadores em Kyoto Foto Creative Commons
©Creative Commons

O índice de desemprego no Japão subiu 0,1 ponto percentual em fevereiro ante o mês anterior, marcando a primeira elevação em nove meses, informou o governo japonês no início do mês, sinalizando que o mercado de trabalho no país, mesmo sofrendo leve recuo, continua apertado por conta da grande oferta de emprego em meio a crescente escassez de mão de obra gerada, sobretudo, pelo rápido envelhecimento populacional.

De acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, a taxa de desemprego no Japão subiu para 2,5% em fevereiro, após despencar para 2,4% em janeiro, menor percentual desde abril de 1993.

Desde junho de 2017, o desemprego no país se situava entre 2,7% e 2,8%, após ter caído de forma regular nos meses precedentes.

Em uma base ajustada sazonalmente, o número de desempregados aumentou 90.000, somando aproximadamente 1,69 milhão de pessoas sem trabalho no país em fevereiro.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão mostraram que a relação entre oferta de emprego e candidato teve uma leve queda em fevereiro, situando-se em 1,58 ante 159 no mês anterior. Isso quer dizer que havia no país 158 vagas de empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no segundo mês de 2018.

O número de disponibilidade de emprego marca o primeiro declínio desde setembro de 2012, mostraram os dados do Ministério.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK News Japan | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira de Brasil e Japao Foto Stockvault 900x550 min

Japão apressa negociações para fechar acordo comercial com Brasil

Next Article
Masazo Nonaka Foto Pool Guinness World Records 900x550 min

Guinness reconhece japonês de 112 anos como o homem mais velho do mundo

Related Posts