Japão diz que derrubará mísseis da Coreia do Norte contra Guam

Coreia do Norte ameaçou atacar Guam, que é território dos EUA, principal aliado do Japão.
Missil PAC 3 Foto Wikimedia Commons 900x600 21032016
Foto: Arquivo / Creative Commons

O Ministério da Defesa do Japão afirmou nesta quinta-feira (10) que cogita derrubar mísseis da Coreia do Norte, em favor dos Estados Unidos, caso o regime de Kim Jong-un realmente cumpra com a ameaça de atacar Guam, território dos EUA no Pacífico e que abriga bases militares norte-americanas.

A  declaração foi proferida pelo ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, durante uma sessão no Parlamento Japonês esta manhã.

Onodera explicou que ataque a um território dos Estados Unidos, principal aliado do Japão, será tratado como uma emergência nacional japonesa, isso porque ameaçaria a existência como Japão como uma Nação.

Segundo ele, no caso de um ataque, o Japão poderá exercer o chamado “direito de autodefesa coletiva”,  que permite ao país usar suas forças militares no exterior, direito que lhe foi tomado desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nesse sentido, o país poderá ativar seu sistema antimísseis instalado em terra e, principalmente, em navios que estão estrategicamente posicionados no entorno do arquipélago japonês.

Direito do Japão a autodefesa coletiva
No ano passado, o governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, realizou uma reforma militar, na qual adicionou uma emenda que permite ao país o uso militar no exterior.

Contudo,  o objetivo de Abe é derrubar o artigo 9 da até então considerada Constituição pacifista do país. Sob esse artigo, que foi implementado pelos aliados após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão renunciou para sempre o direito de declarar guerra e baniu o uso das  Forças Armadas no exterior, embora sucessivos governos tenham interpretado que o artigo permite uma força exclusivamente para autodefesa.

Apesar de a nova legislação permitir o país usar seu poderio militar no exterior, Abe quer mais. Em junho passado, o premiê japonês mencionou publicamente uma data para a reforma na Constituição.

Em declaração gravada em vídeo e exibida em rede nacional no mesmo mês, Abe disse esperar que a primeira mudança na Constituição pacifista do país em 70 anos seja decretada até 2020, e que a alteração defina claramente o status das Forças de Autodefesa.

Essa atitude foi mal recebida pelo governo de Pequim, distanciando cada vez mais as relações bilatérias entre os países vizinhos, repletas de conflitos históricos e de disputas territoriais.

Fontes: Agência Kyodo | Estadão Conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Pedestres procuram sombra das arvores no distrito de Ikebukuro em Toquio Foto Reproducao Asahi

Tóquio tem dia mais quente do ano, diz agência

Next Article
Alerta de terremoto Foto Stockvault Free

Terremoto de magnitude 4,9 abala região leste do Japão

Related Posts