Japão terá novo imperador em janeiro de 2019, diz mídia japonesa

Fontes ligadas ao governo disseram que o imperador Akihito abdicará em 31 de dezembro de 2018.
Principe Naruhito e princesa Masako Foto Getty Pool
Príncipe Naruhito e princesa Masako (Foto: Getty/Pool)

O príncipe Naruhito, de 56 anos e filho mais velho do atual imperador do Japão, Akihito, vai suceder o pai no trono japonês no dia 1º de janeiro de 2019, informou nesta quarta-feira (11) a imprensa japonesa citando fontes ligadas ao governo do país, que está preparando uma nova legislação para a primeira abdicação no Japão em 200 anos.

O imperador Akihito, de 83 anos, expressou desejo de abdicar em agosto de 2016, após quase três décadas no trono, alegando motivos de saúde debilitada e idade avançada.

Na manhã desta quarta-feira (hora local), os principais jornais japoneses, ‘Yomiuri’, ‘Asahi’, ‘Mainichi’ e ‘Nikkei’, citaram fontes afirmando que o “príncipe Naruhito vai suceder o pai no primeiro dia do Ano Novo em 2019”.

“O governo planeja deixar o imperador Akihito abdicar em 31 de dezembro de 2018 e mudar para uma nova era [Era Heisei sob Akihito] com a ascensão do príncipe Herdeiro Naruhito ao Trono do Crisântemo logo no dia seguinte, disseram fontes”, destacou hoje o jornal ‘Asahi’.

Na publicação, o ‘Asahi’ noticiou ainda que as fontes do governo disseram que “o início da nova era, em 1º de janeiro de 2019, tem como objetivo minimizar a confusão na vida das pessoas”.

O governo, no entanto, não confirmou a veracidade da notícia. Yoshihide Suga, secretário-chefe de gabinete e porta-voz do governo japonês, foi questionado sobre o assunto durante sua conferência de imprensa regular nesta quarta-feira. Suga não quis comentar sobre a suposta data da sucessão noticiada pelos jornais do país.

Desafio do governo para mudar as leis que impedem a abdicação
Após o anúncio de Akihito no ano passado, em discurso televisionado para todo o país, o governo estabeleceu um painel de especialistas para estudar a melhor forma de proceder com a questão, repleta de desafios históricos e legais.

A Constituição japonesa, que entrou em vigor em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial japonesa, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Contudo, o governo do primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, tem se empenhado para satisfazer o desejo do imperador.

Saúde debilitada do imperador Akihito
Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata.

Desde então, o imperador começou a delegar a seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, algumas obrigações de sua agenda.

Controversa linha de sucessão do trono japonês
Naruhito tem uma filha única, a princesa Aiko, de 15 anos, mas ela não poderá herdar o trono porque as leis da Casa Imperial Japonesa permitem somente imperadores homens. Com isso, na fila de sucessão vêm, logo em seguida à Naruhito, o irmão mais novo dele, Akishino, e Hisahito, de 10 anos, filho de Akishino.

A opinião pública tinha visto o processo legislativo, empreendido para facilitar a renúncia do monarca em favor de seu primogênito, como uma via para reabrir o debate sobre outras possíveis modificações, como permitir o acesso de mulheres ao Trono do Crisântemo, uma questão foi abordada anteriormente após o nascimento da única filha de Naruhito.

Se realmente ocorrer, abdicação de Akihito será a primeira na linha sucessória imperial japonesa desde a do imperador Kokaku, em 1817.

Uma pesquisa nacional realizada no ano passado, após o discurso do imperador, mostrou que quase 90% dos japoneses são favoráveis a uma mudança legal nas leis do país para permitir a abdicação, bem como a ascensão de mulheres ao trono.

Total
0
Shares
Previous Article
Primeira edicao de Lobo Solitario Panini 2016

Icônico mangá ‘Lobo Solitário’ é o melhor do HQ no Brasil

Next Article
Macaco japones tentando copular com cerva Foto Reproducao Alexandre Bonnefoy 900x600 02

Cientistas estudam caso de macaco no Japão que insiste copular com cervas

Related Posts