Bolsa de Tóquio fecha em alta mesmo com forte recuo de empresas importantes

Notícias negativas levaram as ações da Sharp a despencar mais de 26%, enquanto a Toshiba caiu 17%.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (11), diante da melhora no sentimento dos investidores após dados fortes de emprego nos Estados Unidos, divulgados na última sexta-feira, que mostrou um crescimento robusto no mercado de trabalho da maior economia do mundo, ajudando a compensar o mau desempenho de empresas importantes, como a Sharp e a Toshiba.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 241,72 pontos, alta de 1,25% ante o fechamento anterior, encerrando o dia aos 19.620,91, maior valor de fechamento desde 28 de abril. Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 10,57 pontos, alta de 0,67%, fechando aos 1.598,33 pontos.

A sessão em Tóquio já mostrava ganhos logo na abertura, influenciada pelo relatório de emprego de abril nos Estados Unidos. Embora tenha ficado abaixo das estimativas do mercado, o número foi considerado robusto. Apesar da forte queda de algumas empresas japonesas, prevaleceu o sentimento positivo, melhorado ainda pela notícia de corte de juros na China.

“A economia norte-americana não está desacelerando”, disse Eiji Kinouchi, estrategista senior da Daiwa Securities.

Para Mitsushige Akino, da Ichiyoshi Investment Management, as ações também se beneficiaram com a diminuição da instabilidade no mercado mundial de bônus, que estava bastante estremecido com a forte liquidação de títulos de governos europeus nas últimas sessões.

Entre os destaques positivos, as ações da Minebea subiram 8,18% após a empresa de componentes eletrônicos anunciar que seu lucro líquido cresceu 91% no último ano fiscal. Já os papeis da JX Holdings ganharam 2,76% após o conglomerado de petróleo e metais anunciar uma expectativa de lucro líquido de 160 bilhões de ienes no ano fiscal que termina em março de 2016.

Por outro lado, as ações da Sharp recuaram 26,36%, após a companhia anunciar um plano de redução de capital no lançamento de ações preferenciais.

Já os papeis da Toshiba tiveram queda de 16,55% após fabricante de eletrônicos suspender sua previsão de lucros para o ano fiscal que terminou em março. A empresa disse que está examinando o impacto de irregularidades recém-descobertas na sua contabilidade.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 1º dia do Torneio de Sumô de Verão 2015

Next Article

Resultados do 2º dia do Torneio de Sumô de Verão 2015

Related Posts