Notícias

Encomendas de máquinas no Japão crescem mais de 10% em abril

Foto: Divulgação / Komatsu Expo

Crescimento acentuado foi impulsionado pela indústria naval e companhias elétricas.

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão cresceram 10,1% em abril ante o mês anterior, para 943,1 bilhões de ienes (US$ 8,615 bilhões), de acordo com dados sazonalmente ajustados e divulgados nesta segunda-feira (11)  pelo governo do país.

O avanço do indicador, que exclui os pedidos das elétricas e os estaleiros por causa de sua excessiva volatilidade, contrasta com a redução intermensal de 3,9% registrada em março e é notavelmente superior ao aumento de 2,1% registrado em fevereiro.

Os pedidos totais do setor manufatureiro japonês aumentaram no quarto mês do ano 22,7% e os do não manufatureiro cresceram 0,4%, segundo os dados divulgados pelo Escritório do Gabinete.

No setor manufatureiro se destacou a alta dos pedidos de maquinaria para o setor da construção de navios, de 285%, assim como a das solicitações para o setor dos metais não ferrosos e o papeleiro, de 159,2% e 118,4%, respectivamente.

Em março só retrocederam as encomendas dos setores químicos (-32%), o do petróleo e do carvão (-31,1%), o da maquinaria elétrica (-20%) e o da alimentação e bebidas (-2,8%).

Já as encomendas de empresas não manufatureiras, o maior aumento de pedidos foi registrado em tal mês nas companhias elétricas, de 94,4%, e no das empresas de serviços de informação, de 31,7%, enquanto o setor do transporte e atividades postais viu cair os seus pedidos em e o imobiliário em 27,5%.

Os pedidos de maquinaria são considerados como um indicador da despesa de capital fixa das empresas japonesas nos seis meses seguintes.

Com Agência EFE Brasil

Comentários