PIB do Japão se recupera e cresce mais que o esperado no 2º tri

Crescimento acima do esperado foi ajudado por fortes gastos de consumidores e empresariais.
Shinzo Abe | Foto: Arquivo / Marco Garcia/AFR
©Marco Garcia/AFR

Atualizado em 13/08/2018


O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu mais que o esperado no trimestre de abril a junho, se recuperando assim da queda sofrida no primeiro trimestre, o que representou a primeira retração desde o quarto trimestre de 2015 e encerrou o mais longo período de crescimento do país em 28 anos.

Divulgados na sexta-feira pelo Escritório do Gabinete Japonês, os dados mostram que a economia do Japão cresceu 1,9%, em base anualizada entre abril e junho, superando a previsão de aumento de 1,4% em pesquisa realizada pela agência ‘Reuters’.

O número veio após contração revisada de 0,9%, maior do que as estimativas iniciais, no trimestre anterior, o que pôs fim à melhor fase de crescimento da economia japonesa desde a bolha econômica dos anos 1980.

A recuperação nos gastos do consumidor é um movimento bem-vindo para o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), mas é improvável que seja suficiente para mudar sua postura de que as taxas de juros precisam permanecer baixas por longo tempo para acabar com a mentalidade deflacionária do país.

Embora os analistas esperem que a economia mantenha recuperação, alguns esperam que as crescentes disputas comerciais globais prejudiquem o setor de exportação e manufatura, grandes impulsionadores do crescimento na terceira maior economia do mundo.

“As coisas estão indo bem, mas dadas as questões sobre o atrito comercial entre os Estados Unidos e a China, há muita incerteza sobre se as coisas vão continuar bem”, disse o ministro das Finanças, Taro Aso.

Com Reuters Brasil.

Total
0
Shares
Previous Article
Iene Foto Sotckvault 900x600 atualizado em 29 04 2016

Salário ajustado à inflação no Japão tem maior alta em 21 anos

Next Article
Coreia do Norte Foto Creative Commons 05 09 2017

Japonês é detido na Coreia do Norte

Related Posts