Salário ajustado à inflação no Japão tem maior alta em 21 anos

O “salário real” dos trabalhadores japoneses subiram quase 3% em junho na base anual, maior nível desde 1997.
Iene Foto Sotckvault 900x600 atualizado em 29 04 2016
©Stockvault

Atualizado em 13/08/2018


O salário ajustado aos preços no Japão, o chamado salário real, subiu em seu ritmo mais rápido em mais de 21 anos, graças aos bônus de verão mais altos, um sinal de que os benefícios de uma recuperação econômica prolongada estão se ampliando.

De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, os salários reais dos trabalhadores japoneses subiram 2,8% em junho ante o mesmo mês do ano anterior, acelerando em relação ao aumento de 1,3% em maio e marcando o ritmo mais rápido de crescimento desde janeiro de 1997.

Segundo o ministério, o significativo aumento foi “apoiado por um forte aumento no bônus de verão” pagos aos trabalhadores em julho.

Divulgados na última terça-feira, os dados animadores são muito bem recebidos pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), que reduziu suas previsões de inflação na semana passada e culpou a mentalidade deflacionária do Japão por manter o crescimento dos preços subjugado.

O consumo privado tem sido um ponto fraco na economia, uma vez que o crescimento lento dos salários tem enfraquecido os gastos dos consumidores e assim desencorajando as empresas a aumentarem os preços, o que tem mantido a inflação no país longe da meta de 2% do BoJ.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News

Total
0
Shares
Previous Article
Kisa Nakamura campea do US OPEN SAT LWA Foto Vans Park Series min

Skatista japonesa é esperança de medalha em Tóquio 2020

Next Article
Shinzo Abe | Foto: Arquivo / Marco Garcia/AFR

PIB do Japão se recupera e cresce mais que o esperado no 2º tri

Related Posts