Notícias

Tóquio instala sistema de sinais multilíngues para pedestres

Foto: Getty

Os novos sinais contam com um sistema de orientação auditiva em onze idiomas, incluindo o português.

A polícia metropolitana de Tóquio iniciou a instalação de novas sinalizações multilíngues em cruzamentos de pedestres a fim de ajudar o movimento de estrangeiros na cidade, informou a emissora estatal japonesa ‘NHK’.

A instalação dos novos sinais, que teve início na última sexta-feira (10), tem como principal objetivo facilitar os visitantes estrangeiros no uso de sinais em cruzamentos de ruas que são ativados pelos pedestres.

O esforço surge em meio a um crescente número de turistas presentes na capital do Japão, à medida que se aproximam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a serem realizados em 2020 em Tóquio.

Os textos das instruções dos sinais estão disponíveis na língua japonesa, inglesa, chinesa e coreana.

Além disso, as novas sinalizações contam ainda com um sistema de código de barras, que pode ser lido por intermédio de um aplicativo para smartphones. Ao ativar o aplicativo, o pedestre receberá orientação auditiva em onze distintos idiomas, incluindo português, espanhol, francês e russo.

A polícia pretende instalar os sinais em 3.500 localidades da região metropolitana de Tóquio, conforme noticiou a ‘NHK’.

Comentários