Japão pede à Coreia do Sul para honrar acordo sobre ‘mulheres de conforto’

Premiê japonês e novo presidente sul-coreano falaram por telefone. Foi a primeira vez que os dois conversaram.
Abe e Moon Foto NHK Montagem Mundo Nipo
Shinzo Abe e Moon Jae-in (Foto: NHK/Montagem Mundo-Nipo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu ao novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que “assegure de maneira firme” um acordo anteriormente estabelecido para resolver a questão das chamadas “mulheres de conforto”, vítimas de abusos sexuais cometidos pelas tropas japonesas durante o período de guerra.

Na quinta-feira (12), Abe falou com Moon pela primeira vez desde sua posse, ocorrida no dia anterior. A conversa por telefone durou cerca de 25 minutos.

O premiê japonês declarou que a questão do “programa nuclear da Coreia do Norte é uma ameaça séria e representa um grande desafio a ser resolvido”. Abe pediu por uma cooperação próxima para alcançar a desnuclearização do regime liderado pelo ditador Kim Jong-un.

Segundo Abe, “Pyongyang precisa demonstrar vontade sincera e ações concretas para por fim ao seu programa nuclear como forma de manter a paz e estabilidade da região e, conseqüentemente, do mundo”.

O presidente sul-coreano, por sua vez, disse compartilhar tal ponto de vista e concordou em cooperar de maneira próxima para a resolução do problema.

Referindo-se ao acordo de 2015 sobre a questão das mulheres de conforto, Abe disse que se trata de uma promessa entre os dois países e que foi elogiado pela comunidade internacional. Afirmou ainda que ele precisa ser implementado de forma responsável.

O acordo bilateral firmado em 2015 declara que “Japão e Coreia do Sul resolveriam a questão das mulheres de conforto em caráter final e irreversível”.

Contudo, Moon disse que o acordo provocou respostas negativas dentro de seu país. Disse também que tais questões históricas precisam ser resolvidas sabiamente para construir relações voltadas ao futuro. Anteriormente, o presidente havia mencionado intenção de renegociar o acordo.

Os dois líderes concordaram em se esforçar para a realização de uma reunião de cúpula entre Tóquio, Pequim e Seul em um futuro próximo no Japão, além de um encontro entre Abe e Moon.

Mulheres de conforto
Mulheres de conforto é o nome que a imprensa internacional se refere às vítimas de abusos sexuais cometidos pelas tropas japonesas no decorrer das décadas de 1930 até 1945, no final da Segunda Guerra Mundial.

Calcula-se que cerca de 200 mil meninas e adolescentes – a maioria coreanas – foram vítimas desses abusos desde a década de 1930 e, sobretudo, no final da Segunda Guerra Mundial.

O conflito das escravas sexuais, chamadas eufemísticamente de “mulheres de conforto”, tem provocado frequentes atritos nas últimas décadas entre Coreia do Sul e Japão, e se transformou no principal empecilho em suas relações bilaterais.

O acordo assinado pelos dois países em 2015, que visava liquidar a questão por completo, contempla as desculpas oficiais do Japão e uma compensação econômica de 1 bilhão de ienes (R$ 27,49 milhões) para restaurar “a honra e a dignidade” das vítimas.

“O montante deve ser gasto em tratamentos médicos e assistenciais para as mulheres que estão envelhecendo”, declarou o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, no final de julho do ano passado, acrescentando que, com o desembolso dos fundos, “o Japão teria cumprido suas obrigações estabelecidas no acordo bilateral”.

Fontes: Canal NHK World | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Sede da CIA nos EUA Foto Creative Commons

CIA cria centro de missão exclusivo para Coreia do Norte

Next Article
Ciberataque Foto Stockvault 900x600 05 2017

Ciberataque mundial afetou mais de 100 países

Related Posts