Notícias

Bolsa de Tóquio sobe pela 8ª vez seguida e renova máxima em quase 21 anos

Foto: Wikimedia Commons

O índice japonês Nikkei valorizou mesmo com o iene subindo frente ao dólar.

A Bolsa de Valores de Tóquio avançou pela oitava sessão consecutiva nesta quinta-feira (12) e renovou sua máxima em vinte anos e dez meses, mais um resultado positivo da bolsa japonesa, que ocorre mesmo diante da valorização do iene frente ao dólar hoje, que tende a pressionar as ações de exportadoras.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 73,45 pontos, ou alta de 0,35%, e fechou em 20.954,72 pontos, renovando assim o maior patamar desde de dezembro de 1996. É a oitava sessão seguida de valorização do índice e maior sequência de ganhos desde dezembro passado.

A última vez que a Bolsa de Valores em Tóquio sofreu queda foi em 29 de setembro, quando o Nikkei teve leve desvalorização de 0,03%, mas fechou setembro com o maior acúmulo de ganhos em um mês neste ano.

No mercado de câmbio, o dólar caía para 112,27 ienes no fechamento das operações em Tóquio, em comparação com 112,38 ienes no dia anterior. O euro era negociado a 133,33 ienes contra 132.80 ienes na quarta-feira.

O fortalecimento do iene hoje ocorre após o dólar mostrar certa fraqueza depois da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), segundo a qual os dirigentes estão atentos à trajetória da inflação antes de tomar qualquer decisão sobre uma nova alta de juros.

No Japão, o mercado é beneficiado pelas pesquisas que mostram o grupo do premiê Shinzo Abe como favorito para as eleições parlamentares de 22 de outubro.

Investidores gostaram da notícia, já que o mandato de quase cinco anos de Abe é visto como um período de estabilidade, em um país com tradição de turbulências políticas.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Jornal Nikkei.

Notícias relacionadas

» Bolsa de Tóquio tem 7 altas seguidas e fecha no maior nível em 20 anos
» Bolsa de Tóquio fecha em alta e encerra semana com ganhos de 1,64%
» Bolsa de Tóquio cai, mas fecha mês com maior ganho em 2017

Comentários