Japão quer gerar energia elétrica a partir de hidrogênio até 2030

Governo visa usar o hidrogênio como principal fonte de energia alternativa do Japão em um futuro breve.
Hidrogenio Foto Stockvault 12122017 900x550 min
Foto: Stockvault

O governo japonês apresentou o esboço de um plano para construir o que ele chama de “sociedade movida a hidrogênio”. Segundo a emissora pública ‘NHK’, o objetivo é gerar até 2030 o equivalente a milhão de quilowatts de eletricidade a partir de hidrogênio, valor equivalente à geração de um reator nuclear.

Desde abril passado, o governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, vem promovendo debates sobre como promover a geração de energia usando o hidrogênio como fonte, o que é amplamente considerado uma forma ecologicamente responsável de produzir eletricidade.

O documento preliminar apresentado na última sexta-feira pela equipe de especialistas do governo mostra um plano para reduzir os custos tanto de aquisição como oferta dessa energia. Para tal fim, o governo promete estabelecer canais internacionais para garantir aquisições dos recursos usados na geração de hidrogênio, como o carvão, por exemplo.

Esses canais também viabilizarão a ajuda necessária para o desenvolvimento de tecnologia que possibilite o transporte eficiente de hidrogênio.

Segundo a ‘Kyodo News’, o documento apresentado estima que a comercialização da energia gerada a partir do hidrogênio ocorra por volta de 2030, com ambições de tornar essa fonte alternativa como a principal do país a médio prazo, estimando que aconteça na mesma década em que começar a ser gerada comercialmente.

O governo planeja ainda formalizar a aprovação do plano ainda neste mês de dezembro, conforme noticiou a ‘NHK’.

Total
0
Shares
Previous Article
Marcha pela paz em Oslo Foto Reproducao NHK

Sobreviventes de bombas atômicas no Japão marcham pela paz na Noruega

Next Article
Helicoptero CH 53 Foto Creative Commons 13122017 900x600 min

Janela cai de aeronave dos EUA e fere criança em escola no Japão

Related Posts