Bolsa de Tóquio recua com volatilidade do dólar e queda do petróleo

Um dólar mais fraco resulta em lucros mais tímidos para as empresas japonesas.

Do Mundo-Nipo com Agências

Depois de uma pausa nas negociações, na véspera, devido a um feriado nacional no Japão, a Bolsa de Valores de Tóquio retomou suas operações nesta terça-feira (13), mas encerrou o dia em queda em um movimento que seguiu as perdas em Nova York, onde as bolsas encerraram em baixa na segunda-feira. Além disso, houve uma desvalorização do dólar ante o iene e quedas mais acentuadas nos preços do petróleo, que continuam influenciando nos resultados das ações em Tóquio e no globo.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, caiu 110,02 pontos, queda de 0,64% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.087,71 pontos. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, recuou 5,89 pontos, ou baixa de 0,43% em relação à sexta-feira, terminando as negociações de hoje aos 1.374,69 pontos. O mercado japonês não operou na segunda-feira devido ao feriado nacional do Dia da Maioridade.

O volume das negociações totalizou 2.204, 77 milhões de ações negociadas. Na sessão anterior, o volume das transações somou 2.503,20 milhões de ações.

Nesta sessão, o mercado em Tóquio abriu em baixa, com os preços do petróleo que continuaram a cair em meio a um excesso de oferta global, mas as perdas deram uma pausa no período da tarde, com o iene ganhando força em relação ao dólar e ao euro.

“Os principais detratores hoje foram os declínios das ações nos EUA e o iene forte”, disse Yutaka Miura, analista chefe da Mizuho Securities.

Nas primeiras horas do pregão, a moeda norte-americana chegou a ser negociada a 117,88 ienes, de 118,28 ienes da sessão anterior. Embora o dólar tenha passado a operar em leve alta a partir do meio para o fim da sessão, o desempenho melhor da moeda não foi o suficiente para levar o índice Nikkei para o terreno positivo.

Um dólar mais fraco resulta em lucros mais tímidos para as empresas japonesas que vendem seus produtos para o exterior. Em consequência, as ações de empresas exportadoras lideraram as principais perdas, em meio à volatilidade do dólar ao longo da sessão.

A Tokyo Electron perdeu 2,0% e a Toyota Motor recuou 1,2%. Em reação à queda nos preços do petróleo, as companhias de energia também registraram perdas. A Inpex caiu 2,6% e a Japan Petroleum Exploration cedeu 4,0%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Hino do Japao Kimi Ga yo Foto Montagem Mundo Nipo

Kimi Ga Yo, Hino Nacional do Japão traduzido em português

Next Article

Japão aprova orçamento recorde de 96 trilhões de ienes

Related Posts