Notícias

Preço da gasolina no Japão atinge maior nível em 2 anos

Foto: Reprodução/NHK

O preço médio da gasolina comum subiu pela quarta semana seguida nos postos japoneses.

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês subiu ao maior nível em dois anos, impulsionado pela redução da oferta à medida que os grandes produtores de petróleo buscam cumprir com cortes de produção acertados em um acordo global da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Segundo informou nesta sexta-feira (13) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE, na sigla em inglês), uma filial do Ministério da Economia do Japão, o preço médio por litro da gasolina comum estava custando 134,90 ienes (equivalente a 1,20 dólar) na última terça-feira, o que representa um salto de 1,20 ienes em relação ao mesmo período da semana passada.

Trata-se do 4º aumento semanal consecutivo e do peço mais alto em 25 meses. Além disso, o preço médio subiu 3,60 ienes em apenas um mês.

Contudo, o preço atual da gasolina comum no Japão está longe da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril de 2014, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Em relação à gasolina especial, o preço também subiu 1,20 ienes em relação a semana passada, para 145,60 ienes o litro. O óleo diesel sofreu elevação de 1,10 ienes em uma semana, custando 113,2 ienes em média.

Do Mundo-Nipo
Fonte: NHK World News Japan | Mainichi Daily News.

Notícias relacionadas

» Arábia Saudita reduz oferta de petróleo ao Japão
» Japão negocia com Emirados Árabes contrato de exploração petrolífera

Comentários