Terremoto de magnitude 5,8 atinge o leste do Japão

O tremor teve epicentro no mar, próximo à Sendai, enquanto outro sismo matou mais 330 na fronteira entre Irã e o Iraque.
Terremoto na costa leste do Japao 12112017 Foto USGS 900x550 min
Foto: Reprodução / USGS

Um terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão na manhã desta segunda-feira (horário local), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), acrescentando que o tremor não gerou risco de tsunami.

De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu às 22h24 UTC deste domingo (07h24 de segunda-feira no Japão e 20h24 de domingo pelo horário de verão em Brasília), com epicentro registrado no mar, a uma distância de 353,3 km ao leste de Sendai, cidade localizada na província de Miyagi, no nordeste do Japão. O tremor ocorreu a uma profundidade rasa, de apenas 9,5 km.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor.

Inicialmente, a magnitude do tremor foi avaliada pelo USGS em 5.9, enquanto a Agência Meteorológica do Japão (JMA) anunciou magnitude de 5.7, grau que mantém até o momento e alerta para ocorrência de réplicas (tremores secundários).

Apesar de distante, o sismo foi sentido em Sendai e Kamaishi, sendo esta última localizada na província de Iwate, a uma distância aproximada de 295 km do epicentro.

As províncias de Miyagi, e Iwate foram seriamente afetadas pelo forte terremoto seguido de tsunami em março de 2011, que devastou o nordeste japonês e provocou um acidente nuclear na usina de Fukushima.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Potente terremoto na fronteira entre Irã e Iraque
Autoridades locais confirmaram que chega a 332 o número de pessoas mortas no terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a fronteira entre o Irã e o Iraque na noite de domingo. Calcula-se que, até o momento, mais de 2.500 pessoas ficaram feridas.

O terremoto foi registrado às 21h48, hora local (16h18 no horário de Brasília). O epicentro do tremor foi localizado a 32 km a sudoeste da cidade iraquiana de Halabja (a cerca de 300 km a noroeste de Bagdá).

Outro tremor de magnitude 5,3 aconteceu 11 minutos depois do primeiro, desta vez a 45 km de Halabja, uma cidade de mais de 100 mil habitantes no Curdistão iraquiano.

De acordo com a agência de notícias iraniana Fars, o Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã registrou que o terremoto foi sentido em vários outros países da região além de Irã e Iraque, como Kuwait, Síria, Turquia e Líbano. A imprensa israelense também noticiou que a região central do país foi impactada.

O território iraniano fica entre duas placas tectônicas. Em 2003, um violento terremoto na região da cidade de Bam, no sudeste do país, deixou mais de 30 mil mortos.

*Para saber mais detalhes sobre o terremoto no Japão, visite a página com os dados no site oficial da USGS.

Do Mundo-Nipo
Com USGS e Agências internacionais.

Total
0
Shares
Previous Article
Producao de arroz em FUkushima Foto Kotoba 900x550 01 min

UE alivia restrições a produtos de Fukushima pela 1ª vez desde 2011

Next Article
Bolsa de Valores de Toquio Foto Akio Kon Bloomberg

Bolsa de Tóquio fecha em baixa pelo 4º pregão seguido

Related Posts