Japão defende ‘pressão máxima’ sobre a Coreia do Norte

A afirmação do governo japonês ocorre após os EUA ofertar ‘diálogo’ à Coreia do Norte.
Bandeira da Coreia do Norte 13 12 2017 Creative Commons 900x550 min
Foto: Media Commons

O Governo do Japão reiterou seu apoio total aos Estados Unidos nesta quarta-feira, um dia após o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, comentar sobre a proposta de um diálogo bilateral entre Washington e Pyongyang. Contudo, Tóquio defendeu “máxima pressão” sobre a Coreia do Norte, com o objetivo de que esta “mude suas políticas”.

“Os dois líderes de Japão e Estados Unidos definiram sua política sobre a Coreia do Norte e esta inclui a máxima pressão sobre o país (…) Além disso, a Casa Branca confirmou que não mudou sua postura a respeito”, afirmou hoje o ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga.

Durante uma entrevista coletiva, Suga ressaltou “a estreita relação entre Estados Unidos e Japão”, depois que o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou que a ameaça da Coreia do Norte é “a mais imediata” e que continuará com a diplomacia “com a esperança de êxito até que caia a primeira bomba”.

Neste sentido, Tillerson se pronunciou ontem sobre a possibilidade de começar um diálogo com a Coreia do Norte, deixando de lado a condição prévia que estabelecia que o país asiático devia renunciar primeiro ao seu arsenal nuclear como parte de qualquer negociação.

O chefe da diplomacia americana afirmou durante uma conferência em Washington que o país “sempre estará disposto a falar”, mas que para isso “é necessário que a Coreia do Norte se sente à mesa de negociações”.

A escalada de tensões na península coreana se acentuou no final de novembro, depois que a Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico intercontinental que seria capaz de atingir qualquer parte do território americano, após mais de dois meses de inatividade.

O novo teste armamentista aconteceu pouco depois que o governo de Donald Trump incluiu a Coreia do Norte na lista de países que patrocinam o terrorismo.

Da Agência EFE Brasil.

» Veja mais notícias relacionadas à Coreia do Norte
Total
0
Shares
Previous Article
Helicoptero CH 53 Foto Creative Commons 13122017 900x600 min

Janela cai de aeronave dos EUA e fere criança em escola no Japão

Next Article
Estacao de Shinjuku linha de metro da JR Yamanote Foto YouinJapan 900x550 min

Grávidas testam aplicativo que ajuda achar assentos no metrô de Tóquio

Related Posts