Notícias

Governadora de Tóquio renuncia à presidência do partido Esperança

Yuriko Koike (Foto: NHK / Edição MN))

Yuriko Koike confiou ao legislador Yuichiro Tamaki a co-liderança do partido recém-formado.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, anunciou que pretende renunciar à presidência do seu partido recentemente criado, o oposicionista Esperança, informou nesta terça-feira (14) a emissora estatal japonesa ‘NHK’.

Na semana passada, a agremiação elegeu como co-líder do partido o legislador Yuichiro Tamaki, da Câmara Baixa.

Tamaki se encontrou ontem com a governadora que, por sua vez, confiou ao recém-eleito a formação da nova executiva do partido.

Nesta terça-feira, Koike anunciou a legisladores de ambas as câmaras do parlamento afiliados à sigla que renunciaria à presidência e relegaria assuntos partidários para a nova liderança.

O Esperança foi criado em setembro por Koike. Ela e o ex-líder do oposicionista Partido Democrático, Seiji Maehara, decidiram na prática fundir as duas agremiações.

A decisão, no entanto, criou um racha no Partido Democrático em relação a diversas questões, incluindo a nova legislação nacional de segurança do Japão.

O Esperança apresentou 235 candidaturas nas eleições gerais realizadas em outubro, mas conseguiu emplacar somente 50 candidatos. O resultado representou para a sigla a perda de sete assentos, conforme noticiou a ‘NHK’.

Do Mundo-Nipo
Fonte: NHK World News Japan.

Comentários