Japão diz que pressionará Coreia do Norte sobre japoneses sequestrados

O governo japonês disse que tratará da questão com base nos princípios de “diálogo e pressão”, mas também de “ação por ação”.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O ministro porta-voz e chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, criticou duramente a decisão da Coreia do Norte em cessar com a investigação sobre os cidadãos japoneses sequestrados.

Suga falou à imprensa nesta segunda-feira (15), três dias depois de a Coreia do Norte anunciar que dissolveu o comitê encarregado de investigar os sequestros de cidadãos japoneses pelo regime comunista, alegando que o ato foi em resposta à decisão do governo do Japão de ampliar as sanções contra o país por seu recente lançamento de um projétil de longo alcance.

Suga caracterizou a decisão de Pyongyang como “extremamente lamentável e totalmente inaceitável”, afirmando que a mesma viola um acordo bilateral firmado em Estocolmo, em 2014.

O ministro informou ainda que o Japão registrou um forte protesto com a Coreia do Norte, no qual “exige” que Pyongyang devolva ao Japão todos os sequestrados o mais cedo possível, com base em um acordo bilateral firmado em Estocolmo em 2014.

Suga disse que os casos de sequestros são extremamente importantes para a administração do primeiro-ministro Shinzo Abe. Acrescentou que o governo vai pressionar a Coreia do Norte para resolver esta questão com base nos princípios de “diálogo e pressão” (…) e “ação por ação”.

Em 2014, Pyongyang aceitou iniciar uma investigação sobre os cidadãos que foram sequestrados pelo regime norte-coreano nos anos 1970 e 1980 em troca da retirada de parte das sanções unilaterais que o Japão mantinha sobre o país.

No entanto, o governo japonês decidiu reativar essas sanções esta semana em resposta aos recentes testes armamentistas norte-coreanos. O regime liderado por Kim Jong-un realizou seu quarto teste nuclear no dia 6 de janeiro e lançou no último domingo um satélite ao espaço, algo que a comunidade internacional considera um teste de mísseis encoberto.

Em um comunicado da agência estatal “KCNA”, o regime norte-coreano tachou a reativação das sanções por parte do Japão de “provocação” e prometeu, em tom ameaçador, “represálias mais duras” para Tóquio no futuro.

Apesar de ter formado o comitê há quase dois anos, a Coreia do Norte não tinha apresentado até agora nenhum tipo de informação consistente relacionada com o paradeiro dos japoneses capturados pelo regime comunista.

O Japão afirma que pelo menos 17 japoneses foram sequestrados entre 1977 e 1983 pela Coreia do Norte para que pudesse roubar suas identidades e para que os mesmos ensinassem a cultura e o idioma japonês a espiões norte-coreanos.

Em 2002, Pyongyang reconheceu alguns dos sequestros e devolveu cinco pessoas ao Japão. No entanto, o regime comunista alegou que os outros 12 restantes tinham morrido ou nunca estiveram em solo norte-coreano, um relato carregado de inconsistências que o Executivo japonês não considera crível.

A resolução dos sequestros é o principal empecilho para que Tóquio e Pyongyang, que não mantêm laços diplomáticos, possam normalizar suas relações.

Fontes: Agência EFE | NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Toyota Foto Getty 234867 900x600 Atualizado em 15 02 2016

Toyota reinicia produção no Japão após uma semana de paralisação

Next Article
Horoscopo chines Foto Stockvault Montagem MN 2016

Horóscopo Chinês: tabela dos anos e características dos 12 animais

Related Posts