Tóquio lança guia de ‘boas práticas’ para residentes estrangeiros

O livreto ilustrado fornece os mais variados tipos de informações aos moradores estrangeiros da capital japonesa.
Pessoas em Toquio Foto Flickr Konstantin

O Governo Metropolitano de Tóquio começou a distribuir uma espécie de “guia regras locais” especialmente para estrangeiros que moram na capital japonesa. Segundo o órgão, “o material tem como finalidade explicar regras, leis e costumes locais de uma forma mais compreensiva para os estrangeiros”.

O governo produziu 30 mil cópias do guia, sendo 25 mil em inglês e 5 mil em japonês.  O material foi lançado na semana passada e pode ser retirado de graça em guichês de registro de moradores da cidade. Além disso, o guia está disponível para download no site do Governo Metropolitano de Tóquio.

Antes de produzir o guia, o governo estabeleceu uma equipe especializada. O grupo entrevistou trabalhadores e estudantes estrangeiros para entender quais dificuldades eles enfrentavam como residentes no país.

O guia material mostra por meio de ilustrações como o morador estrangeiro pode conseguir assistências locais, tais como cuidados médicos e serviços técnicos. Há ainda informações sobre os mais variados tipos de exigências burocráticas, cobrança de taxas e suas finalidades. Uma delas, por exemplo, é uma taxa extra cobrada junto ao aluguel de uma residência, tanto casa como apartamento.

Além disso, o guia fornece informações sobre hábitos locais, como o que é o ‘inkan’, um pequeno carimbo que japoneses usam para assinar documentos. Um grande número de residentes estrangeiros não o conhece ou sequer o usa.

O número de estrangeiros residentes em Tóquio tem aumentado significativamente. Um levantamento feito em janeiro mostra que 480 mil vivem na capital japonesa.

O Governo Metropolitano de Tóquio tem planos de produzir futuramente o guia em outros idiomas, como em chinês, coreano e português.

O governo de Tóquio disponibiliza ainda um site  exclusivo para os residentes estrangeiros, que podem obter todos os tipos de informações. Para tanto, basta selecionar a área onde reside. Visite o Life in Tokyo  – Website to Support Foreign Residents’.

Fonte: Canal NHK World.

Saiba mais

» Japão lista 28 hospitais ‘amigáveis’ para estrangeiros


» Veja 5 situações embaraçosas de brasileiros no Japão e 5 de japoneses no Brasil


Total
0
Shares
Previous Article
Expo Japao 2017 Divulgacao

Expo Japão em Londrina começa hoje e vai até domingo

Next Article
Porto de Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 12 2015 otimizada

Exportações do Japão crescem no maior ritmo em mais de 2 anos

Related Posts